Judô São Mateus do Amanhã retoma treinos presenciais nesta terça-feira (27)

Os atletas do judô São Mateus do Amanhã aguardavam ansiosos a retomada dos treinos presenciais, que será possível a partir desta terça-feira, 27, após novo decreto municipal que permitiu atividades esportivas com restrições e cuidados sanitários. As atividades presenciais estavam suspensas desde fevereiro por conta do aumento dos casos de covid19 no município de São Mateus, onde o projeto é desenvolvido.

O judô São Mateus do Amanhã é coordenado pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), tem como propósito a inclusão esportiva de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos através da prática esportiva de judô. Desde 2018 é certificado com mérito esportivo, o que possibilita o patrocínio da Equatorial Energia e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL) através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Conta ainda com parceria da Secretaria de Educação e de Esportes de São Mateus no acompanhamento do desempenho escolar e cessão de espaço no ginásio municipal para instalação do centro de treinamento.

Durante o período de suspensão dos treinos presenciais, as atividades aconteciam virtualmente, como explica o coordenador do projeto, Maurício de Paula: “neste período em que é necessário manter cautelas que garantam a saúde coletiva, o projeto migrou para o ambiente virtual, onde o sensei Clodoaldo gravava videoaulas para os atletas reproduzirem a partir de suas residências; uma estratégia para manter o projeto em ação e também evitar maiores prejuízos no condicionamento físico e técnico do nossos atletas”.

O judô São Mateus do Amanhã foi iniciado em 2017, reproduzindo o modelo de sucesso do Judô Jaracaty. Deste então vem se destacando nas competições, tendo conquistado 45 medalhas até março de 2020, quando o calendário de competições foi suspenso pela Federação Maranhense de Judô, por conta da pandemia.

Além de oportunizar a prática esportiva no município, o projeto inseriu o município de São Mateus no cenário brasileiro do judô, tendo levado o nome da cidade para a final do Campeonato Brasileiro de Judô e dos Jogos Escolares Brasileiro.