Levantamento de peso: quais são as regras e modalidades do esporte?

O levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo, é um esporte voltado para a demonstração de força. Ele se originou como uma maneira de determinar quem era mais forte, e se tornou uma modalidade olímpica em Atenas no ano de 1896. 

A história do levantamento de peso

Mesmo que tenha feito sua estreia nas Olimpíadas em 1896, o levantamento de peso é um esporte muito mais antigo. Registros históricos revelam que sua origem é de antes mesmo da era cristã, visto que servia como treinamento para egípcios e gregos na preparação para outros esportes. Além de ser um indicador de um bom físico, principalmente devido à demonstração de força, o levantamento de peso era visto como um símbolo de poder.

Já na China, ainda nos tempos antigos, o levantamento de peso era utilizado como critério para selecionar os homens que serviriam no exército. Os primeiros torneios surgiram por volta de 1800. Foi no final do século XIX que começaram a ser estabelecidas as regras oficiais aplicadas nas competições, que anteriormente eram mais comuns em solo europeu.

Na Inglaterra, ocorreu a primeira competição mundial em 1891, com a participação de seis atletas de sete países diferentes. Já em 1896, o levantamento de peso foi incluído no quadro olímpico. Entretanto, a participação feminina no esporte, com uma categoria separada, só surgiu em 2000, nas Olimpíadas de Sydney. 

Ao longo do tempo, diversas mudanças foram feitas no esporte. Atualmente, o levantamento de peso é dividido em duas categorias: arranque e arremesso, cada uma com suas regras específicas.

Arranque

No arranque, o atleta realiza apenas um movimento. Nesse caso, ele leva uma barra com os pesos até a cabeça, sem apoiar em nenhuma parte do corpo. É necessário sustentar essa barra por dois segundos acima da cabeça, sendo permitido soltá-la somente após esse período de tempo.

Esta modalidade ocorre em cima de um tablado específico para a prática. No caso, o material dessa plataforma é antiderrapante, a fim de evitar acidentes, sendo geralmente feito de madeira ou plástico. Outra característica importante é que o material deste tablado não pode ser escorregadio, a fim de evitar acidentes. Geralmente, é feito de madeira ou plástico. 

Arremesso

Já na categoria de arremesso, o levantador de peso realiza mais de um movimento. Primeiramente, o peso é elevado até a altura do peito. Depois disso, o peso é elevado até a cabeça, enquanto o competidor realiza um movimento específico com as pernas. Assim como na modalidade de arranque, o objetivo é manter a estabilidade por dois segundos. 

Como são os pesos?

Na prática do esporte é utilizada uma barra feita de aço. Seu peso varia conforme a categoria, sendo 15 quilos na feminina e 20 quilos na masculina. Elas também possuem tamanhos específicos, sendo 2,01 metros de extensão para a categoria feminina e 2,20 metros para a masculina.

No que diz respeito aos pesos adicionais, são 10 discos que vão de 500g — geralmente na cor branca — até 25kg, na cor vermelha. Esses pesos são adicionados às barras, de modo que o competidor sempre tenta levantar o maior peso possível. 

Na competição, inicia quem tiver escolhido o menor peso. Em caso de falha, o peso não pode ser diminuído. Depois de qualquer tentativa de sucesso, a progressão de carga é automática e precisa ser de pelo menos 1kg. As categorias são determinadas pelo peso e idade dos competidores, totalizando dez categorias masculinas e dez femininas. 

Nas olimpíadas de Tóquio, Lasha Talakhadze, da Geórgia, alcançou um novo recorde de levantamento de peso. Ele, com peso corporal de 183kg, compete na categoria super pesado. O competidor levantou 223kg no arranque e 255 no arremesso, totalizando 478kg. Isso significa que Lasha conseguiria levantar, aproximadamente, 36 botijões de gás de 13kg ou 2,5 vezes o seu próprio peso corporal.