Estudantes do NAAHS se destacam no Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar

A IV etapa do Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar, realizada no dia 28 de novembro, teve excelente participação de estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta (NAAHS). A competição ocorreu no Q-Ball, localizado no bairro do Vinhais, e foi organizada por José Ulisses Pinto Rodrigues Júnior, ex-participante da Federação Maranhense de Xadrez. 

Nessa etapa da competição, os estudantes Luiz Augusto Costa Barbosa, na categoria sub 14, e Edson Tabet Ahid Netto, na categoria sub 12, conseguiram o segundo lugar em suas respectivas categorias, mas, na classificação geral Luiz Augusto está em primeiro lugar, com chances de ser campeão da sua categoria; e o Ahid Netto, atualmente, é o segundo do ranking geral. 

“O Circuito Ludovicence de Xadrez Escolar é uma competição anual e pode ser vista por todos como mais que uma simples competição: é um local de aprender. Minha experiência no circuito foi mais que ganhar ou perder partidas, foi ganhar prática neste grande potencial de ensino e disciplina que é o xadrez. Agradeço ao meu pai, aminha mãe, ao NAAHS, ao professor Cleverson, professor Fabiano, MN Nicolau, GM Rafael Leitão, Mestre Ulisses e ao xadrez por proporcionar ambientes de interações incríveis como o circuito” destacou Luiz Augusto Costa Barbosa.

O estudante Ahid Netto expressou o que representa o xadrez em sua vida. “O universo do xadrez foi apresentado na minha vida pelo NAAHS. Jogar xadrez exercita e melhora a nossa memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico e ainda reforça o respeito ao adversário. É muito mais que um mero jogo de tabuleiro, porque contribui, entre tantas outras coisas, com a socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambiente escolares e até mesmo em eventos como o Circuito. Então, eu sempre digo: o xadrez é para a vida”.

Na competição, também participam os estudantes Railson Santos Costa e Jainara da Silva Elias, na categoria de 15 a 18 anos. Railson Santo participa do evento pelo Centro de Ensino Estado do Mato Grosso e, no ranking geral, está na terceira posição. Jainara da Silva Elias não pôde estar presente nessa etapa, mas, na classificação, é a segunda colocada em sua categoria, com chances para disputar bem a V e última etapa da competição deste ano.

“Eu só tenho a agradecer todos que se envolvem nessa prática, porque eles são os verdadeiros campeões nessa modalidade. Então, o crescimento que eles desenvolvem é fantástico e a gente só tem a promover essa desenvoltura maior passando os conhecimentos para eles, além de acompanhá-los e motivá-los nessas competições. O xadrez significa muito na vida desses estudantes e agente está aqui para contribuir”, exprimiu Cleverson Ferreira Castro, professor do NAAHS. 

O Circuito é uma competição onde escolas particulares e da rede pública estadual, municipal e federal são convidadas para inscreverem seus alunos e, aliado a essas disputas, os pais que quiserem também podem participar das competições com jogadores em uma categoria à parte. O convite é feito no início do ano e, ao longo das etapas, os competidores vão se inscrevendo, mediante o pagamento de uma taxa.

A competição é realizada desde 2012 e está em sua 9ª edição. Normalmente acontece em 9 etapas, mas, este ano, devido a pandemia da Covid-19, será realizado em apenas cinco. A quinta e última etapa da competição acontecerá no dia 19 deste mês também no Q-ball. A premiação dos melhores do ano será em janeiro, com data ainda não definida.