Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Equipe do Maranhão vence o primeiro dia do Mundialito de Tambor

Foi do Maranhão Rogerio Romualdo, Joalison Aguiar e Luis Guilherme Almeida (Guigui) a primeira colocação da primeira noite do Mundialito de tambor realizado no Haras 4 Irmãos na Raposa. Seguido do Maranhão o segundo lugar ficou com a equipe dos Estados Unidos Shannon Ker e Loralee Ward (Mac) e o terceiro com a equipe da China, Xu Pengyi e Tekesibaz. Este ano participam os países: China, Brasil, Brasil-Maranhão, Alemanha, Chile e Estados Unidos. O Mundialito faz parte da programação do Maranhão Horse Season que tem intensas atividades até o dia 22 de janeiro com a realização de shows, apresentações culturais, festival de culinária, exposição de fotografias e muito mais. O Maranhão Horse Season é uma promoção do Haras 4 Irmãos e da Associação Maranhense do Cavalo Quarto de Milha (AMQM) com incentivo do governo através da lei de incentivo à cultura, patrocínio da Terra Zôo e Potiguar e apoio da Prefeitura Municipal de Raposa.

Antes da competição os atletas conheceram um pouco da cultura local, com apresentação do Boi de Axixá e da culinária local, bem diferente da existente nos países de origem: “Fiquei encantada com a apresentação do Boi de Axixá e até arrisquei uns passos de dança”, disse a competidora americana Shannon Ker

O Mundialito de Tambor continua hoje (sábado) e finaliza neste domingo (13) com a apresentação da equipe vencedora! No sábado a programação segue com : apresentação de Doma com Vitor Borgneth;  Competição de Baliza, apresentação folclórica da  “Companhia Encantar” e com a realização da competição  Mundialito de Tambor. No domingo: apresentação de salto da Polícia Militar; Final do Mundialito de Tambor; apresentação Boi de Morros e exibição Premiada de Tambor.

Prova de Tambor

Três Tambores é uma prova de rodeio (a única que permite a participação feminina) que combina a habilidade atlética do cavalo e da(o) amazona/cavaleiro para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.

A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. A derrubada de cada tambor penaliza o competidor em cinco segundos acrescidos ao tempo final.

As regras são rígidas com relação ao bem estar do animal e o juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o término da apresentação, se o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, o competidor é imediatamente desclassificado.

Competidores

Estados Unidos – Shannon Ker e Loralee Ward (Mac)
China – Xu Pengyi e Tekesibaz
Alemanha – Luana Droger e Ricardo Ciriaco
Chile – Adriano Araujo e Bruno Araujo
Brasil – Cristiano Camargo, Paulo Oliveira e Guilherme Cortez
Brasil Maranhão: Rogerio Romualdo, Joalison Aguiar e Luis Guilherme Almeida (Guigui)

Programação Mundialito de Tambor

15/01 – 15h – Apresentação de salto da Polícia Militar
              17h Final do Mundialito de Tambor
              18h  Apresentação Boi de Morros
              19h30 Exibição Premiada de Tambor