Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Encerramento da 1ª edição do Projeto Viva ocorre nesta sexta (21)

A primeira edição do Projeto Viva, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado e pelas Drogarias Globo por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, está prestes a ser concluída. Nesta sexta-feira (21), ocorrerá o evento de encerramento deste projeto que proporcionou momentos de lazer para adultos e idosos na cidade de Bacabal. A atividade final está marcada para começar a partir das 16h, na Praça da Bíblia.

Ao longo dos últimos meses, o Projeto Viva proporcionou atividades físicas em diferentes modalidades para a população adulta e idosa da cidade de Bacabal, com abordagem recreativa, visando a melhora da qualidade de vida e do bem-estar físico social e emocional. Além disso, a iniciativa buscou potencializar as capacidades físicas de seus participantes, proporcionando um tempo para o cuidado ao corpo.

As aulas semanais contaram com a coordenação e suporte de profissionais de educação física, além do fornecimento de todo o material e instrumentos necessários para a prática de exercícios de diversos segmentos, como atividades físicas, motoras e aeróbicas, jogos esportivos, danças, ginástica localizada e alongamento. Essas movimentações ocorreram ao ar livre para que, além dos benefícios para a saúde, o Projeto Viva promovesse uma integração social na comunidade de Bacabal.

“Estamos muito contentes os resultados obtidos na primeira edição do Projeto Viva. Ao proporcionarmos atividades de lazer gratuitas às pessoas, ressaltamos a importância da saúde e do bem-estar dos mais velhos, mostrando que é possível envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Além disso, buscamos valorizar o potencial de cada participante dessa iniciativa, com foco na manutenção da saúde, e estimular a participação da população de Bacabal. Agradecemos ao governo do Estado e às Drogarias Globo por apoiarem esse projeto e acreditarem na importância da atividade física para a comunidade”, afirmou Kléber Muniz, coordenador do Projeto Viva.

Além das atividades, os participantes do Projeto Viva contaram com ações pedagógicas e palestras sobre temas relacionados à melhor idade, ministradas por profissionais da área da saúde, como geriatras, psicólogos e psiquiatras. Auxiliares da área de saúde também acompanharam o bem-estar dos integrantes da iniciativa, realizando aferição de pressão arterial e exames de diabetes.