Dica Milhas Assessoria Esportiva: 5 princípios para se alimentar bem

Nossas nutricionistas Milhas prepararam dicas importantíssimas pra quem busca resultados e uma alimentação saudável.
Confira:

Para se alimentar de forma saudável, não é necessário seguir uma dieta restrita, chata, com cardápio fixo e que, normalmente, depois de algum tempo. Nós sempre recebemos diversos questionamentos: que comer, o que não comer.
Na verdade, é bem simples, apesar de estarmos quase sempre fazendo acompanhamento nutricional, as vezes gostamos de variar, inventar. Afinal, o legal de ter um estilo de vida saudável é levar a vida mais leve, se sentir melhor não apenas fisicamente, mas mentalmente também. É o bem estar, a beleza, de dentro para fora.

Claro que para atingir determinados objetivos e montar uma dieta, o acompanhamento nutricional é fundamental. Todos os alimentos que escolhemos passam, quase sem percebermos, por alguns critérios de avaliação em nossas cabeças, e hoje vamos falar destes critérios.

Abaixo vamos mostrar alguns princípios básicos para se basear e ter uma alimentação limpa e saudável! QUERO AGENDAR UMA CONSULTA NUTRICIONAL E EMAGRECER DE VEZ!

1 – FIQUE LONGE DE CARBOIDRATOS REFINADOS
Carboidratos refinados são: doces, açúcares, pães, massas, biscoitos (ou bolachas) e sucos. Mas por que ficar longe deles? Devido ao refinamento que sofrem, ficam pobres em nutrientes e fibras. Além disso, são rapidamente digeridos e, com isso, liberam muito açúcar no sangue de forma abrupta. Isso gera uma resposta hormonal que estimula a retenção de gordura. Resumindo, eles não vão estimular seu corpo a gastar, só a guardar.

2 – SEMPRE QUE POSSÍVEL PREPARE SEUS ALIMENTOS

O ideal é sempre preparar seus alimentos ou acompanhar o preparo deles de perto. Um frango é uma ótima opção de proteína magra, mas se for feito no óleo ou azeite, deixa de ser uma boa opção exatamente por essa gordura extra adicionada. Ou imagine uma carne moída de um corte magro (patinho é uma ótima opção), mas que, se é feita na manteiga, deixa de ser uma boa escolha. Quanto mais sob controle estiver o preparo de suas refeições, maior a certeza de que está ingerindo os macronutrientes corretos.

3 – TENHA SEMPRE UM PLANO B

Imprevistos sempre acontecem. De repente seus horários mudam e você não pode almoçar. Ou uma reunião acaba durando mais do que o previsto, você fica morrendo de fome e, q uando sai dela, vai ao primeiro fastfood que encontra pra desopilar, não faça isso! Você nunca sabe o que pode acontecer, então sempre carregue opções práticas de lanche que vão te ajudar a aguentar mais algum tempo até conseguir uma opção boa para fazer uma refeição. Sugestões? As melhores escolhas seriam uma dose de whey protein ou um blend proteico, nuts (amêndoas, castanhas do Brasil, castanhas de cajú, macadâmias, nozes) e até frutas secas como damasco, que são ricas em fibras.

4 – CONTROLE SUA INSULINA

Lembram dos carboidratos refinados que falamos no item 1? Então, aquela liberação rápida de açúcar no sangue faz com que haja uma liberação de muita insulina a fim de dar destino a todo esse açúcar, e a insulina dá início a processos de armazenamento de gordura. Portanto, para manter-se em forma, busque controlar sua insulina ao máximo através da ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico como: massas e pães 100% integrais, tubérculos (batata-doce, inhame, aipim, mandioca) e legumes. Vale também uma dica: ao ler a lista ingredientes dos alimentos, a “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” é a farinha branca comum, vale à pena evitá-la.

5 – BEBA BASTANTE ÁGUA

Nosso corpo tem quase 70% da sua composição de água e ela é essencial para diversos processos vitais. Além de regular a temperatura corporal, a água ajuda o organismo a se desintoxicar e a hidratar bastante o intestino, facilitando seu funcionamento. Outra coisa interessante: ao se manter bem hidratado, o corpo para de acumular água, a famosa retenção, e com isso sua pele fica “mais fina”, melhorando, inclusive, o aspecto das indesejáveis celulites. Além disso, muitas vezes a fome acaba sendo confundida com sede, então manter-se hidratado pode controlar sua fome. A quantidade ideal diária fica em torno de 2,5 a 3,5 litros por dia e de preferência gelada. Portanto, tenha sempre uma garrafinha por perto.