Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Com apoio do Governo, projeto esportivo beneficia meninas da Vila Conceição

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), através da Lei de Incentivo ao Esporte, lançou, no último sábado, 15, o projeto “Meninas do Futebol: Escolinha Esportiva” que vai beneficiar cerca de 30 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, na Vila Conceição com ações de iniciação esportiva e atividades pedagógicas.

Segundo o secretário adjunto de esporte incentivado da Sedel, Leonardo Cordeiro, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento físico, por meio de aulas práticas de futebol, e pedagógico, com aulas de reforço, criando condições para a melhoria de qualidade de vida

“Buscamos com esse projeto preencher o tempo ocioso, dessas meninas, com aulas de fundamentos da modalidade futebol e o principal é o acompanhamento do desempenho escolar. No projeto elas primeiro têm o acompanhamento pedagógico com aulas de reforço e depois vem as práticas do esporte, visando a melhoria de vida dessas crianças e adolescentes”, disse Cordeiro.

O projeto “Meninas do Futebol:  Escolinha Esportiva” promove aulas teóricas e práticas duas vezes por semana, segunda e quarta-feira, na Associação dos Médicos na Vila Conceição, bairro Altos do Calhau, em São Luís. No esporte o projeto envolve aulas de regras básicas de futebol, ministradas por professores de Educação Física e na área pedagógica abrange acompanhamento escolar e reforço para suprir carências dos conteúdos de maior dificuldade. As crianças e adolescentes participantes do projeto são matriculadas em escolas da rede pública de ensino, com 75% de frequência e aproveitamento escolar.

O representante do proponente do projeto, Yuri Melo, falou da importância do apoio do Governo Estadual via Lei de Incentivo.  “Esse apoio por meio da lei é de grande importância para o desenvolvimento do futebol feminino maranhense, na medida que possibilitará o surgimento de novas atletas, além dos benefícios sociais dele decorrentes”, disse.

Durante o lançamento as meninas receberam material esportivo, com uniformes, meião, chuteira e mochila saco.