Brinquedoteca do Ações Esportivas Fórum Jaracaty

Brincar, aprender, contribuir com o desenvolvimento físico e mental de crianças de quatro a seis anos de idade, ocupando o tempo livre de forma saudável. Essa é a função da Brinquedoteca no projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty. Nasceu da necessidade de ter um local onde os pais pudessem deixar os filhos no período em que os pequenos não estivessem na escola.

Pela manhã e à tarde são atendidas cerca de 30 crianças, que se reúnem no Fórum Jaracaty com a professora Nayana Guterres. Ali são desenvolvidas atividades pedagógicas como leitura, habilidades manuais, teatro, brincadeiras livres e temáticas. “Em nossas ações buscamos a satisfação e o prazer, tão fundamentais na infância. Mas acima de tudo isso estamos criando oportunidades para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo dos pequenos”, complementou a professora.

Na Brinquedoteca do projeto as crianças desenvolvem capacidades como: atenção, memória, imitação, imaginação, disciplina, afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

As opções não faltam na Brinquedoteca. Esconde-esconde, pega-pega, corrida de bicicleta, jogos que aguçam a imaginação.  É também uma forma da criança experimentar, descobrir, inventar, exercitar e conferir suas habilidades. No encerramento é servido um lanche.

A professora, estudante de pedagogia, Nayana Guterres está na Brinquedoteca há dois. “Nesse tempo temos tido também a oportunidade de crescer junto com essa turminha, conversando assuntos delicados, para que sejam promovidos o autoconhecimento e o acolhimento psicológico. É uma forma excelente para a formação de princípios e valores, onde todos aprendem que ser ético ajuda a si mesmo, ajuda a sociedade e sua própria comunidade”. 

A brinquedoteca funciona de segunda à sexta e é mantida através do patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel.