Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

As cinco road trips mais incríveis do Brasil!

Se há algo mais emocionante do que conhecer um novo lugar, é explorá-lo de carro. A sensação de êxtase de embarcar em uma viagem e descobrir uma rota panorâmica ou um cantinho escondido incomum, poder parar quantas vezes quiser durante a viagem para tirar fotos, relaxar e admirar a vista, é realmente incomparável.

Além da liberdade, as road trips proporcionam muitas outras sensações, principalmente se a viagem incluir passageiros divertidos, uma lista de reproduções favoritas no áudio do carro e experiências variadas e contrastantes, afinal, não se trata apenas do destino, mas da jornada completa.

Você já se perguntou quais são as rotas brasileiras mais legais? Se você sonha em pegar a estrada, não procure mais!

Veja as cinco sugestões abaixo e prepare-se para admirar belas paisagens em famosos roteiros cênicos pelo país. Abra as janelas do seu carro e parta para aventuras épicas de um dia ou uma semana. Aproveite cada momento!

Rota das Emoções – Maranhão, Piauí e Ceará

A costa nordeste do Brasil é conhecida por seu clima agradável, belas praias e cultura única. Individualmente, muitas das cidades da região são excelentes destinos turísticos, mas uma ótima maneira de conhecer algumas é fazendo uma viagem de carro pela Estrada das Emoções. A jornada começa na cidade de São Luís, capital do Maranhão, com sua bela arquitetura colonial e cenário animado de reggae, seguindo para o leste por três cartões postais brasileiros: as lindas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (PI) e a incrível cidade litorânea de Jericoacoara, no Ceará. Prepare-se para piscinas de água doce, pores do sol maravilhosos sobre as dunas e o oceano, e inúmeros momentos emocionantes em uma paisagem fascinante.

Para este trajeto, o ideal é que você viaje em um veículo com alguma capacidade off-road.

Rota Romântica – Rio Grande do Sul

As curvas inspiradoras da Serra Gaúcha é a escolha perfeita para quem busca romantismo em uma road trip. Como o próprio nome sugere, a Rota Romântica é irresistível pela natureza exuberante, cidades coloniais aconchegantes e jardins floridos de hortênsias. O circuito, com forte influência da cultura germânica herdada dos imigrantes, parece saído de um filme. Inclusive, vale destacar que na Alemanha existe um roteiro com o mesmo nome. Partindo da capital, Porto Alegre, as opções para as paradas de descanso vão desde pousadas familiares com restaurantes coloniais até hotéis requintados e gastronomia refinada. Se você é fã do ecoturismo, da prática de esportes radicais e de trilhas, encontrará uma variedade de atividades nesse sentido. A estrada passa por 14 municípios do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha, entre os quais estão São Leopoldo, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Para o deslocamento, a melhor opção é alugar um carro confortável em Porto Alegre e aproveitar as muitas atrações ao longo do caminho.

Estrada Real – Minas Gerais e Rio de Janeiro

A rod trip pela histórica Estrada Real, construída nos séculos 17 e 18 por escravos, tem um total de 1.600 quilômetros de extensão. A rota facilitava o transporte de ouro, diamantes e outros minerais do interior de Minas Gerais para portos, como o do Rio de Janeiro, para o seu destino final, Portugal. Hoje em dia, a Estrada Real é uma forma ímpar de apreciar a natureza, o rico legado histórico e arquitetônico, e a cultura dessa parte do Brasil. O percurso, que se inicia na capital mineira, Belo Horizonte, inclui Diamantina e Ouro Preto, ambas cidades declaradas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; e Mariana e Congonhas, onde está a Igreja do Bom Jesus do Matosinhos, com suas dramáticas esculturas em pedra-sabão de Aleijadinho. Você pode escolher entre dois caminhos: um segue até Paraty, no estado de São Paulo, e o outro termina no Rio de Janeiro.

Para a viagem, consulte na sua locadora preferida qual é o melhor carro para essa aventura.

Linha Verde – Bahia

A Linha Verde, na costa marítima da Bahia, liga a região metropolitana de Salvador ao litoral norte do estado. Ao longo do caminho existem opções de passeios e hospedagem para todos os gostos: bairros mais urbanizados como Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas; o refúgio hippie de Arembepe; a Praia do Forte, charmosa vila com excelentes pousadas e restaurantes, que também é endereço do TAMAR, um dos mais bem-sucedidos projetos de preservação da vida marinha; ou ainda Costa do Sauípe, com seus hotéis e resorts de categoria internacional. A rota termina em Mangue Seco, destino turístico que fica na divisa com o estado de Sergipe.

Para visitar Mangue Seco o ideal é um veículo 4×4, pois para atravessar a praia Costa Azul e o povoado Coqueiro você terá que enfrentar uma estrada com muita areia em seu trecho final.

Serra do Rio do Rastro – Santa Catarina

Com fama de ser uma das estradas mais bela do mundo, a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, impressiona pelas 256 curvas do caminho. O percurso é ideal para os motoristas aventureiros que gostam de desafios. A via conta com vários mirantes de onde é possível contemplar do alto a paisagem dos canions e o verde da Mata Atlântica. Resorts e hotéis-fazenda são opções para a hospedagem. No final do percurso está a bela cidade de Urubici, que no inverno é um dos destinos de neve da Serra Catarinense.

Uma boa opção para a visita à Serra do Rio do Rastro é alugar um carro com tração nas quatro rodas.