Futebol e barracas de praia são liberados em Fortaleza; prepare seu protetor solar

A partir de 13/02, a capital cearense, Fortaleza, entrou em uma fase menos restritiva em relação às normas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Por exemplo, as barracas de praia podem funcionar, além de torcidas em partidas de futebol – com algumas restrições.

Depois de quase 1 ano sob rígidas restrições nas praias da capital cearense, a população pode ter, novamente, alguns momentos de lazer. Por outro lado, vale lembrar que estamos no Verão e os raios solares estão a “todo vapor”.

Dessa forma, tão importante quanto os cuidados de prevenção contra a Covid-19, está a atenção com o sol nesta estação do ano. Com temperaturas que passam dos 40 ° C, quem quiser matar a saudade das praias não deve se esquecer do melhor protetor solar.

Diminuem as restrições, aumenta-se a proteção solar nas praias

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em especial nas praias, o filtro solar deve ter proteção a partir de FPS 30. E isto vale para todos os tipos e tonalidades de pele – das negras até as mais claras.

Além disso, estando na praia, dê preferência a protetor solar do tipo à prova d’água, que não sai com o suor.

Por outro lado, conforme a SBD, o protetor solar – à prova d’água ou não – deve ser reaplicado a cada 3 horas nos adultos. Já nas crianças, a cada 2 horas. Também, é essencial aplicar no corpo todo, sempre que sair do mar.

Para os pequenos, por exemplo, além da aplicação do protetor solar acima de FPS 30, recomenda-se o uso de camisas de poliéster com proteção UV.

Também, se possível, prefira protetores solares especiais para o público infantil, que possuem proteção extra para as crianças – cuja pele é mais sensível aos raios.

Outros pontos importantes, agora que as praias de Fortaleza podem ser freqüentadas, é não se esquecer da aplicação do melhor protetor solar em pontos estratégicos, como:

● Mãos;

● Pés;

● Nuca;

● Orelhas;

● Dobras do joelho;

● Dobras do antebraço;

● Lábios.

Cuidados fora da praia

Os mesmos cuidados valem para quem for assistir a partidas de futebol. O protetor solar deve ser passado em todo o corpo e reaplicado, mesmo que a pessoa esteja vestida.

No caso, também vale apostar na proteção do couro cabeludo, usando bonés ou chapéus. Igualmente, os olhos – com uso de óculos com proteção solar ou viseiras.

Afrouxamento das restrições em Fortaleza

Fortaleza liberou a atividade das barras de praia, durante o período das 9 h às 16 h. Porém, os funcionários devem usar máscara de proteção facial e higienizar mãos e os pertences do estabelecimento.

As barracas que funcionam fora deste horário ou não cumprirem os protocolos de prevenção à Covid-19 estão sujeitas à multa.

A Pandemia em Fortaleza (CE)

A redução nas restrições na capital cearense foi uma decisão conjunta da Prefeitura com o Governo do Estado do Ceará. Porém, de acordo com especialistas, a medida é arriscada.

Isso porque Fortaleza registrou a maior média diária preliminar de casos confirmados de Covid-19, em fevereiro. No caso, levando em consideração o período desde o início da pandemia.

Além disso, a doença também vem matando mais na capital cearense. Por exemplo, de acordo com o Informe Semanal Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a média diária de óbitos em fevereiro subiu.

O mês de fevereiro registrou 10 óbitos pela doença a cada 24 horas. Já em 18/02, o número de mortes por Covid-19, em Fortaleza, foi de 18…

Com informações do G1 e da Sociedade Brasileira de Dermatologia