Vice-presidente da CBJ ministra curso de judô em São Luís

Neste fim de semana, São Luís vai receber o Curso de Judô: Lutas na Educação Física Escolar, evento voltado para capacitar professores de artes marciais e profissionais de Educação Física com relação ao trabalho das lutas dentro do âmbito escolar. O curso, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) em parceria com a Federação Maranhense de Judô (FMJ), será ministrado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF 15/PI), sensei Danys Maia Queiroz. Todo o curso ocorrerá na Academia Viva Água, no bairro do Renascença.  

A programação do Curso de Judô será aberta no sábado (8), a partir das 8h. Pela manhã, as atividades seguem até às 12h e retornam no período vespertino: das 14h às 18h. No domingo (9), o curso prossegue pela manhã. 

De acordo com o presidente da FMJ, sensei Rodolfo Leite, além de reforçar a importância da prática das lutas na escola, o principal objetivo do Curso de Judô é o de capacitar ainda mais professores de artes marciais e profissionais de Educação Física do Maranhão. 

“As lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por isso, pensamos neste curso como forma de capacitar e dar ainda mais condições para que nossos profissionais consigam trabalhar as lutas dentro do âmbito escolar da melhor maneira possível”, afirmou o sensei. 

Rodolfo Leite explicou, ainda, que cursos desta natureza são necessários para professores artes marciais e profissionais de Educação Física e são ainda mais importantes para mostrar à sociedade em geral de que luta não é violência. “A nossa sociedade precisa também conhecer um pouco mais das lutas e compreender que luta não é violência. Em algumas modalidades, o objetivo é derrubar o oponente ou imobilizá-lo ou até deslocá-lo de uma área delimitada. Ou seja, nenhuma delas tem a violência como finalidade”, disse.