UDI Hospital promove I Corrida e Caminhada “Coração Saudável”

O UDI Hospital, através de uma iniciativa do seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, promove no dia 03 de outubro, a I Corrida e Caminhada “Coração Saudável”, a partir das 7h da manhã, com largada na Lagoa da Jansen. Os inscritos irão competir nas provas de 5km em corrida de rua e 3km de caminhada.

O evento faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/07) e trata-se de uma campanha informativa e educativa para conscientizar e orientar os colaboradores do UDI Hospital sobre os cuidados com a saúde do coração. “O nosso alerta é para a população, mas também nos preocupamos com os nossos colaboradores, pois são eles que cuidam e tratam”, disse o Diretor Financeiro Itelmar Rodrigues.

O principal objetivo do evento é conscientizar quanto à presença e importância dos fatores de riscos cardiovasculares e formas de ações para a prevenção.

“As doenças do coração hoje são as maiores causas de mortalidade no Brasil, e integram doenças como obesidade, hipertensão, tabagismo e hipercolesterolemia”, disse o médico Dr. José Bonifácio Barbosa.

I Corrida e Caminhada “Coração Saudável”

A 1ª Corrida e Caminhada “Coração Saudável”, é destinada para os colaboradores do UDI Hospital, e faz parte das comemorações do Dia Mundial do Coração, alertando-os para a saúde do coração.

O evento será realizado dia 03 de outubro, a partir das 6h, com largada na Lagoa da Jansen, em São Luís. O trajeto será a Corrida de 5km e a Caminhada de 3km. 

O que faz bem para o coração?

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, consumir bebidas com moderação e não fumar. Estas são orientações de prevenção das doenças cardíacas.

O seu coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todas as regiões do seu corpo, sendo essencial para a manutenção da sua vida.

O funcionamento do coração é interferido por fatores de risco que, quando não controlados, prejudicam sua saúde.

Quais são os fatores de risco para o coração?

São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos.

Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em não modificáveis ou irreversíveis e os fatores de risco modificáveis ou reversíveis.

Fatores de risco não modificáveis ou irreversíveis:

Idade

Sexo

Hereditariedade

Fatores de risco modificáveis ou reversíveis:

Sedentarismo

Falta da prática regular de exercícios físicos. Caminhar é um bom exercício físico e melhora a aptidão cardiorrespiratório.

Obesidade

É o acúmulo de gordura no organismo representado por um aumento do índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². A circunferência abdominal é um forte indicador para doença cardíaca e diabetes, seu valor ideal é menor que 80 cm para mulheres e 94 cm para homens.

Hipertensão Arterial

É o valor da pressão do sangue dentro dos vasos e artérias do corpo. Seu valor ótimo é 120/80 mmHg.

Estresse

Envolve a tensão emocional, o nervosismo, a vida agitada e as pressões a que somos submetidos diariamente no trabalho, no trânsito ou em casa.

Colesterol aumentado

Há aumento da taxa de gordura no sangue, gorduras estas, provindas dos alimentos de origem animal. É responsável pelo entupimento das artérias do coração. Os valores ideais são abaixo de 200 mg/dl e manter o LDL próximo de 130 mg/dl.

Triglicerídios aumentados

Aumento da gordura no sangue vinda de alimentos ricos em carboidratos (doces em geral, refrigerantes e mel), o que também contribui para o entupimento das artérias do coração. Deve-se manter níveis abaixo de 150mg/dl.

Diabetes

Ocorre insuficiência na produção de insulina e aumento de glicose (açúcar) no sangue, gera abundância de urina e sensação de sede intensa.