Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade

Com a chegada do inverno, a queda na temperatura costuma desestimular a prática de exercícios. É uma tendência natural aumentar a ingestão de alimentos mais calóricos e se movimentar menos nos dias mais frios, quando o organismo tende a acumular energia para se manter aquecido.

No entanto, o educador físico da rede de academias SELFIT Rafael Oliveira alerta para a importância de continuar se exercitando neste período.

“Atualmente, já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo, por conta do isolamento social, que precisa ser combatida, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia”, explica.

Ele recomenda iniciar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, exercícios técnicos e movimentos ou uma corrida leve, lembrando que o tempo dedicado ao aquecimento deve ser um pouco maior na estação mais fria do ano.

“Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”, esclarece.Depois de aquecer bem o corpo, o especialista da SELFIT dá dicas para quem quer começar a se mexer durante a quarentena, sem precisar de equipamentos ou acessórios. O treino com quatro atividades não leva mais do que 30 minutos e é suficiente para acabar com o sedentarismo, ajudando na melhora da imunidade.

  1. Panturrilhas

Com as duas mãos apoiadas na parede, dar um passo para trás, esticando as pernas e fazendo a flexão e extensão do tornozelo com o movimento do calcanhar para cima e para baixo.

Repetições: três séries de 15 a 20 movimentos

  1. Avião

Em pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta, movimentar o tronco para frente e levantar uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão.

Repetições:  três séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos

  1. Corrida

Simular os movimentos de uma corrida sem sair do lugar.

Repetições: três séries de um minuto cada

  1. Abdominais

Deitar-se com a barriga para cima, esticar as pernas para o alto e fazer um pêndulo com as pernas sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumentar o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna.

Repetição: três séries de 15 movimentos


Aulas online

Para auxiliar a todos que desejam manter-se saudáveis neste inverno, a rede segue ativa virtualmente com a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, oferecendo diariamente Lives e aulas em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site), com dicas de exercícios fáceis a serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos.

As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. 

A SELFIT conta ainda com outros dois aplicativos exclusivos para alunos da rede, um para orientação nutricional (App Self Sem Culpa) e outro para treinos, o App SELFIT.  


Sobre a SELFIT

A SELFIT Academias foi fundada em 2012, com a primeira unidade implantada em Salvador, na Bahia. Desde então, atinge um crescimento médio de 100% e já opera como a segunda maior do segmento no Brasil.

Em 2015, decidiu associar-se ao fundo H.I.G Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento.

A SELFIT iniciou em 2019 um forte processo de expansão para o Sudeste brasileiro, que inclui o sistema de franquias também. 

O formato da academia tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos que desejam encontrar a sua melhor versão, desenvolvendo uma relação de felicidade, leveza e prazer com os exercícios.

Instagram: @SelfitAcademias
Facebook: www.facebook.com/SELFITacademias
Site e app: www.selfitacademias.com.br