Sedel realiza curso de Luta Olímpica durante os Jogos Escolares Maranhenses – JEMs

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) promoveu, durante a realização da etapa infanto dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2016, o seminário de Luta Olímpica, ministrado pelo coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (Cbla), Flávio Cabral. Participaram do seminário estudantes e professores de Educação Física que já atuam com outro tipo de luta, como a artes marciais, jiu-jítsu, judô, karatê, muay thai e taekwondo.

“O objetivo do seminário foi multiplicar conhecedores da Luta Olímpica, fomentar a prática desse esporte no estado e futuramente incorporar a modalidade nos JEMs, já que o Maranhão é um dos estados que não participa com essa modalidade nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)”, destacou a secretária-adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.

Durante o seminário, Flávio Cabral, realizou aulas teóricas e práticas, com aquecimentos visando atividades para as escolas, atividades lúdicas, exercícios especiais para luta. “Estou muito feliz com a ideia que a Sedel teve de multiplicar conhecedores da modalidade da Luta Olímpica para os participantes dos Jogos Escolares. Agora o Maranhão possui uma equipe qualificada para fomentar a prática desse esporte”, afirmou Flávio Cabral.

Para realização do seminário, a Sedel recebeu um tapete profissional para prática da Luta Olímpica, fruto de uma parceria ente Cbla e Ministério do Esporte. Essa parceria tem o intuito de estimular a prática da luta em todo Brasil. O tapete é o mesmo utilizado nos jogos olímpicos, suas dimensões são 12 por 12 metros e tem um investimento de 53 mil reais.

Joslea Rodrigues ressaltou ainda que a prática da Luta Olímpica vai abrir novas portas para os alunos-atletas maranhenses. “O seminário proporcionou mais conhecimentos sobre a Luta Olímpica para os participantes dos JEMs. Dessa forma, os saberes precisam ser multiplicados para dar mais acesso aos que querem atuar com essa modalidade no esporte educacional”, ressaltou.