Sedel leva lutador profissional do UFC Rani Yahya para bate papo com estudantes do Liceu Maranhense

Com o objetivo de incentivar ainda mais a prática do esporte no Maranhão, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) levou o lutador profissional do UFC, Rani Yahya, para um bate papo motivacional com estudantes do Liceu Maranhense. Mais de 50 alunos participaram do encontro que também discutiu temas de grande relevância social, como prevenção às drogas, violência e bullying.

“São atividades como essas que ajudam no incentivo e também a despertar nos jovens o interesse pelo esporte, com medalhistas e atletas consagrados como o Rani, do UFC”, comentou a secretária-adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.

Durante o bate papo, o lutador compartilhou suas experiências e motivou os alunos à prática do esporte que, segundo ele, transforma a vida de muitos jovens em todo mundo. “Treino jiu-jítsu desde adolescente. A prática do esporte mudou minha vida. Desenvolvi habilidades que eu mesmo desconhecia e com elas superei barreiras e limitações. Hoje, graças ao esporte, me tornei um cidadão melhor”, destacou Rani Yahya.

Para o estudante José Alan da Silva, 17anos, o bate papo foi muito importante, pois enfatizou a importância do esporte como mecanismo modificador da realidade de milhares de jovens brasileiros. “A gente precisa desses encontros, que são capazes de fomentar em cada um de nós a vontade de seguir carreira profissional no esporte e transformar a nossa vida por meio dele”, disse José Alan.

O diretor do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio, acredita que iniciativas como essas ajudam a difundir ainda mais a cultura esportiva entre os jovens. “Temos incentivado e também colocado em prática muitos projetos voltados ao esporte na nossa escola, e que tem a inclusão social como um dos seus principais objetivos”, comentou.

O lutador Rani Yahya é tricampeão mundial, professor de Jiu-jítsu e ministra aulas em diversas academias e escolas de Brasília/DF. Atua em projetos sociais destinados às crianças da periferia de Brasília e desenvolve um excelente trabalho de artes marciais nas escolas com foco na educação infantil, utilizando o jiu-jítsu como fator educacional.

Rani foi convidado pela Sedel para realizar, também, a Clínica Esportiva da modalidade Jiu-Jítsu, a fim de proporcionar aprimoramento técnico e a elevação do nível de conhecimento de técnicos e atletas participantes da etapa infanto (15 a 17 anos) dos JEMs. Neste sábado (22), o lutador realiza o Seminário Aberto de Jiu-Jítsu, às 9h, no Ginásio Paulo Leite, no Complexo Canhoteiro.