Noticia em DestaqueNoticias do Sampaio Basquete

Sampaio Basquete volta a vencer Unimed Campinas e é o primeiro finalista da LBF CAIXA 2023

De virada, o Sampaio Basquete está nas Finais da LBF CAIXA 2023. Empurrado por mais de 1.500 torcedores, o atual campeão voltou a vencer o Unimed Campinas nesta quarta, 9, desta vez por 72 a 56, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fechando em 2 a 1 a série melhor de três jogos.

Tainá Paixão fez 17 pontos e foi a cestinha da casa. Gabi Guimarães teve 12 pontos e 8 rebotes. Érika fez apenas 6 pontos, mas pegou 16 rebotes, igualando o recorde destes playoffs para ficar com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Pelo Unimed Campinas, Iza Sangalli voltou a atuar bem, anotando seu 13º duplo-duplo na temporada: 20 pontos e 12 rebotes. Licinara teve 13 pontos e 9 rebotes, enquanto Leticia apanhou outros 11 ressaltos.

Primeiro time confirmado na decisão, o Sampaio Basquete aguarda a definição do jogo 3 da série entre SESI Araraquara, disputado nesta quinta, 10, no interior paulista. A partida tem transmissão ao vivo do sportv 2 e do canal do UOL Esporte e do tudoep no YouTube.

Esta é a quinta vez que a Bolívia Querida se classifica para as Finais, tornando-se o segundo clube com mais aparições em decisões na história da LBF, atrás apenas do extinto Americana-SP, que disputou seis finais consecutivas entre 2012 e 2017, conquistando 4 títulos – o tricolor pode igualar o número de troféus nesta temporada.

As equipes foram à quadra com:
Sampaio Basquete:

24-Alana, 8-Paixão, 10-Manu, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari DiasT: Cristian Santander

Unimed Campinas:

8-Beatriz, 17-Cacá, 77-Iza Sangalli (C), 14-Licinara e 23-Leticia. T: Sidney Coppini


Santander manteve as titulares do jogo 1, enquanto Coppini fortaleceu o garrafão colocando Leticia no lugar da ala Parro. O primeiro período foi equilibrado, com a distância mantida em uma posse de bola a favor do Sampaio (22×20).

No segundo quarto, as duas bolas de três seguidas de Mari Dias e Patty ajudaram o tubarão a disparar, em uma corrida 10-2. No intervalo, o tubarão tinha 13 pontos na frente (43×30).

O tricolor manteve a confortável vantagem no terceiro período, que teve menor efetividade ofensiva dos dois lados, terminando 13 a 12 para as paulistas. No período final, Sangalli converteu 9 pontos seguidos e fez o Unimed Campinas ressurgir, derrubando a diferença para apenas cinco (55×50). Mas duas cestas de três de Melisa Gretter devolveram a tranquilidade para o time da casa, que administrou o placar até o final.

LBF CAIXA 2023