Projeto Itinerante “Escola de postura” orienta crianças e adolescentes do Ações Esportivas Fórum Jaracaty

Com o projeto itinerante “Escola de postura”, alunos do 4° e 5° períodos do Curso de Fisioterapia do Ceuma apresentaram no Centro Comunitário do Jaracaty um programa de educação postural infantil. Foi ensinado às crianças e adolescentes a origem dos problemas relacionados com a má postura, a prevenção, para que não se deixe evoluir as escolioses, que atingem grande parte da população. De maneira lúdica e interativa foram repassados exercícios adequados à manutenção de uma boa postura e formas de preveni-la. A escolha e adaptação dos materiais escolares, uso de tênis, cadeiras adequadas e boa postura ao utilizar o computador celular e tablete, assim como a melhor postura para estudar e dormir, tudo foi mostrado através da peça “A escolinha do Chaves”.

“Durante a execução da peça vivenciamos a orientação postural, mostrando sua importância, como se consegue sentar direito utilizando o mobiliário do colégio: a mesa, a cadeira, ou a cadeira conjugada.  Dessa forma todos interagem e aprendem com os personagens”, explicou a Professora Érica Martins.

Para o Ações Esportivas Fórum Jaracaty, projeto patrocinado pela Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel, esses conhecimentos agregam valores que servirão para a vida toda. “A percepção corporal é boa para todos nós. Através dessas atividades percebemos o quanto precisamos melhorar nossa postura, evitando tantos transtornos que afetam nossa saúde. Muito boa a orientação”, disse Márcia Assunção, diretora do Fórum Jaracaty.

Na avaliação das crianças e dos adolescentes os resultados revelam o problema da má postura. Os desvios posturais se mostram comuns. E poderiam ser evitados através de uma orientação prévia.

“Agora nossos cuidados vão redobrar”, concluiu Márcia Assunção.

O Ações Esportivas Fórum Jaracaty abrange atividades esportivas como judô e tênis de mesa, além da informática e brinquedoteca (para crianças de 4 a 6 anos). Ainda são oferecidas assistência médica, nutricional e postural em parceria com o Ceuma.