Programação esportiva envolve 100 crianças e jovens no Desterro

Mais de 100 crianças e jovens da comunidade do Desterro, em São Luís, tiveram um dia especial, no domingo (5). Isso porque eles participaram da programação especial do projeto “Mais Lazer para Todos”,

 realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e de Esporte e Lazer (Sedel) e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

No antigo prédio do Convento das Mercês, uma extensa e diversa programação foi desenvolvida, incluindo atividades recreativas, de lazer, artísticas, culturais e esportivas, como o I Torneio de Futebol de Travinhas do Desterro “Djalma Campos” em homenagem ao grande jogador de futebol do passado, mestre em futebol de campo e de salão, com grande renome no cenário maranhense. 

“Com a realização de atividades como esta, estamos atuando na preservação do patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro e, também, fortalecendo a inclusão social da comunidade nas ações desenvolvidas pelo antigo Convento das Mercês e pela FMRB, cumprindo uma das finalidades da instituição”, explicou o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Felipe Camarão.

Pela diversidade das ações, a programação atraiu toda a família para o antigo prédio do Convento das Mercês nesse final de semana. Além do torneio de travinhas, foi realizado ao longo de todo o dia atividades recreativas e esportivas, como basquete, peteca, beach tênis, recreação, dama, dominó, xadrez, futebol de botão, pula-pula, alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, oficinas de montagem e colagem.

Também foram desenvolvidas ações culturais e artísticas, como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, dentre outras. Para encerrar, os participantes entraram no clima do São João do Maranhão com as apresentações dos Bois Lendas e Magias, do Centro Histórico e Pirilampo.

A programação fez parte do projeto “Mais Lazer para Todos”, desenvolvido pela Sedel, que já contemplou os municípios de Água Doce do Maranhão, Mirinzal, Porto Rico e Vitorino Freire, e vai chegar também em Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Pedro do Rosário, São Raimundo, Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim para ampliar o acesso ao esporte e gerar maior integração, cidadania, inclusão social e oportunidades para milhares de pessoas. 

“Na atividade desenvolvida aqui no Convento das Mercês, pensamos em uma programação que atendesse de crianças a idosos. Estamos trabalhando de forma parceira com várias Secretarias do Estado e do município, além de outras instituições como o Sebrae, Sesc, Senac com foco nas questões culturais e sociais, priorizando o Centro Histórico de São Luís”, declarou o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.