Prefeitura de São Luís prepara projetos esportivos para serem implantados nos bairros da capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), segue dialogando com a população e com a comunidade acadêmica da capital, com o objetivo de lançar projetos que promovam a inclusão social a partir do incentivo à prática esportiva e que possibilitem a oportunidade de estágio curricular ou extracurricular a estudantes de cursos de Educação Física de instituições de ensino superior. As ações deverão ocupar espaços específicos em diversos bairros da cidade. 

Equipes da Semdel já visitaram bairros de São Luís, como o Cohatrac, onde o secretário, Ricardo Diniz, esteve recentemente conversando com os moradores sobre a necessidade da implantação de projetos que incluam e estimulem nos jovens e em toda a comunidade a vontade de praticar exercícios esportivos. 

“O diálogo que temos estabelecido com a população, nas comunidades que temos percorrido, se dá com o objetivo de verificar quadras e outros equipamentos esportivos públicos. Esse é um compromisso do prefeito Eduardo Braide de ouvirmos as demandas para melhor aproveitamento desses espaços na oferta de atividades esportivas pelo Município em parceria com universidades e entidades do esporte”, destacou o secretário. 

Ainda de acordo com Ricardo Diniz, para o melhor desempenho das atividades que estão sendo pensadas para as comunidades de São Luís, serão instalados, em breve, comitês gestores em cada bairro. “Nós vamos criar e instalar comitês municipais de gestão em cada bairro para que seja feito o gerenciamento desses locais que são importantes para a prática de um esporte inclusivo, que é o nosso objetivo”, complementou. 

O titular da Semdel ressaltou ainda que as ações do projeto serão oferecidas por etapas e atendendo a todos os protocolos sanitários, devido à pandemia e em cumprimento ao decreto municipal. “Estamos avançando no planejamento dessas ações que começarão a ser colocadas em prática tão logo tenhamos a segurança dos órgãos de saúde do avanço da vacinação e da queda no contágio da Covid-19”, detalhou o secretário. 

Instituições

Com a comunidade acadêmica, a Semdel promoveu um encontro virtual com gestores de instituições de ensino superior de São Luís que possuem turmas do curso de Educação Física. “Nosso objetivo é firmar parcerias com as universidades para projetos de inclusão social e estágios curriculares e extracurriculares, além de ouvir sugestões para o nosso planejamento”, afirmou o secretário Ricardo Diniz, reforçando a importância da parceria público-privada para execução das atividades nos próximos meses. 

Participaram da reunião virtual representantes das Universidades Ceuma, Federal do Maranhão (UFMA), Estadual do Maranhão (UEMA), de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Faculdade Pitágoras, Faculdade Estácio de Sá e do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESFMA).