Pedro Henrique Dutra se destaca na renovação de técnicos do futsal maranhense

Em meio ao crescimento no número de competições de futebol e de variações como o futsal, o futebol de areia e o futebol 7 em todo o Maranhão, além do aumento na participação de equipes em competições regionais e nacionais, está surgindo uma renovação de técnicos no Estado, com foco na conquista de títulos para o esporte maranhense. Entre os destaques dessa nova geração de treinadores, está Pedro Henrique Dutra, o PH, que atualmente trabalha na Escola Cruzeiro, no Instituto Magnólia e nas seleções do município de Bacabeira.

Pedro Henrique Dutra, de 26 anos, começou a trabalhar com esporte na organização de campeonatos da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e iniciou a carreira de técnico na Escola Cruzeiro, onde obteve resultados expressivos e participou de competições importantes, como a Taça Brasil de Clubes de Futsal, a Go Cup e o Campeonato Brasileiro de Futebol 7, onde foi vice-campeão na categoria sub-11.

Além da Escola Cruzeiro, Pedro Henrique Dutra comanda o Instituto Magnólia, onde já sagrou-se campeão com a equipe de futsal infantil masculino nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e nas fases metropolitana e estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Também no Magnólia, PH conquistou duas medalhas com equipes de futsal feminino nos JELs, faturando o título na categoria infanto e garantindo a medalha de prata na categoria infantil, além de levar o ouro nos JEMs.

Pedro Henrique Dutra também trabalha em um projeto para desenvolvimento do futebol e do futsal com as seleções do município de Bacabeira. Em pouco tempo de trabalho na cidade, o jovem treinador já conquistou a Taça Grande Ilha de Futebol 7 Sub-15 e a medalha de bronze na fase metropolitana dos JEMs, pela Escola Osvaldino.

De acordo com Pedro Henrique Dutra, o segredo para a conquista de bons resultados, além da boa gestão de grupo, é ter um estilo de jogo definido. “Gosto de propor o jogo, buscar sempre ter mais volume na partida. Sempre peço para as minhas equipes manterem a posse de bola, para que tenhamos o controle do jogo e possamos construir as jogadas para superar os adversários”, afirmou PH.

Inspiração

A maior inspiração de Pedro Henrique Dutra no esporte está dentro de casa: PH é primo de Chicão Castelo Branco, treinador maranhense que é considerado um dos principais e mais vitoriosos técnicos de futebol de areia e futsal da América do Sul. Chicão já foi campeão da Copa do Mundo de futebol de areia como auxiliar-técnico, comandou a Seleção Brasileira Sub-20 da modalidade e atualmente trabalha no Peru, como treinador das seleções de futebol de areia e futsal. “O professor Chicão Castelo Branco sempre esteve ao meu lado, dando muito apoio, e é um espelho a ser seguido por tudo o que está construindo no esporte”, disse o jovem técnico.

Com um início promissor de carreira e uma grande referência dentro da família, Pedro Henrique Dutra projeta um futuro de muitas conquistas no esporte maranhense. “Quero continuar crescendo dentro da modalidade, em busca dos melhores resultados, e estar sempre em constante evolução. Isso vai acontecer por meio dos estudos e das vivências dentro do esporte”, ressalta o treinador.

PRINCIPAIS CONQUISTAS DE PH DUTRA:

– Campeão infantil masculino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Campeão infantil masculino da fase metropolitana dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão infantil masculino da fase estadual dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão infanto feminino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Campeão infanto feminino dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão da Taça Grande Ilha de Futebol Society Sub-15 (P12 Sports)

– Campeão da Copa Kids Sub-10 (Cruzeiro Bacabeira)

– Campeão Sub-10 da Taça Maranhão (Escola Cruzeiro)

– Campeão Sub-9 da Taça Maranhão (Escola Cruzeiro)

– Campeão maranhense de futsal sub-8 (Escola Cruzeiro)

– Vice-campeão brasileiro de futebol 7 sub-11 (Escola Cruzeiro)

– Vice-campeão infantil feminino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Terceiro colocado infantil masculino da fase metropolitana dos JEMs (Escola Osvaldino)