Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Giro de NoticiasPlantão de Noticias

Pedro Henrique Dutra se destaca na renovação de técnicos do futsal maranhense

Em meio ao crescimento no número de competições de futebol e de variações como o futsal, o futebol de areia e o futebol 7 em todo o Maranhão, além do aumento na participação de equipes em competições regionais e nacionais, está surgindo uma renovação de técnicos no Estado, com foco na conquista de títulos para o esporte maranhense. Entre os destaques dessa nova geração de treinadores, está Pedro Henrique Dutra, o PH, que atualmente trabalha na Escola Cruzeiro, no Instituto Magnólia e nas seleções do município de Bacabeira.

Pedro Henrique Dutra, de 26 anos, começou a trabalhar com esporte na organização de campeonatos da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e iniciou a carreira de técnico na Escola Cruzeiro, onde obteve resultados expressivos e participou de competições importantes, como a Taça Brasil de Clubes de Futsal, a Go Cup e o Campeonato Brasileiro de Futebol 7, onde foi vice-campeão na categoria sub-11.

Além da Escola Cruzeiro, Pedro Henrique Dutra comanda o Instituto Magnólia, onde já sagrou-se campeão com a equipe de futsal infantil masculino nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e nas fases metropolitana e estadual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Também no Magnólia, PH conquistou duas medalhas com equipes de futsal feminino nos JELs, faturando o título na categoria infanto e garantindo a medalha de prata na categoria infantil, além de levar o ouro nos JEMs.

Pedro Henrique Dutra também trabalha em um projeto para desenvolvimento do futebol e do futsal com as seleções do município de Bacabeira. Em pouco tempo de trabalho na cidade, o jovem treinador já conquistou a Taça Grande Ilha de Futebol 7 Sub-15 e a medalha de bronze na fase metropolitana dos JEMs, pela Escola Osvaldino.

De acordo com Pedro Henrique Dutra, o segredo para a conquista de bons resultados, além da boa gestão de grupo, é ter um estilo de jogo definido. “Gosto de propor o jogo, buscar sempre ter mais volume na partida. Sempre peço para as minhas equipes manterem a posse de bola, para que tenhamos o controle do jogo e possamos construir as jogadas para superar os adversários”, afirmou PH.

Inspiração

A maior inspiração de Pedro Henrique Dutra no esporte está dentro de casa: PH é primo de Chicão Castelo Branco, treinador maranhense que é considerado um dos principais e mais vitoriosos técnicos de futebol de areia e futsal da América do Sul. Chicão já foi campeão da Copa do Mundo de futebol de areia como auxiliar-técnico, comandou a Seleção Brasileira Sub-20 da modalidade e atualmente trabalha no Peru, como treinador das seleções de futebol de areia e futsal. “O professor Chicão Castelo Branco sempre esteve ao meu lado, dando muito apoio, e é um espelho a ser seguido por tudo o que está construindo no esporte”, disse o jovem técnico.

Com um início promissor de carreira e uma grande referência dentro da família, Pedro Henrique Dutra projeta um futuro de muitas conquistas no esporte maranhense. “Quero continuar crescendo dentro da modalidade, em busca dos melhores resultados, e estar sempre em constante evolução. Isso vai acontecer por meio dos estudos e das vivências dentro do esporte”, ressalta o treinador.

PRINCIPAIS CONQUISTAS DE PH DUTRA:

– Campeão infantil masculino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Campeão infantil masculino da fase metropolitana dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão infantil masculino da fase estadual dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão infanto feminino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Campeão infanto feminino dos JEMs (Instituto Magnólia)

– Campeão da Taça Grande Ilha de Futebol Society Sub-15 (P12 Sports)

– Campeão da Copa Kids Sub-10 (Cruzeiro Bacabeira)

– Campeão Sub-10 da Taça Maranhão (Escola Cruzeiro)

– Campeão Sub-9 da Taça Maranhão (Escola Cruzeiro)

– Campeão maranhense de futsal sub-8 (Escola Cruzeiro)

– Vice-campeão brasileiro de futebol 7 sub-11 (Escola Cruzeiro)

– Vice-campeão infantil feminino dos JELs (Instituto Magnólia)

– Terceiro colocado infantil masculino da fase metropolitana dos JEMs (Escola Osvaldino)