Oitava edição da Corrida Vale acontece no dia 10 de Junho

Falta um mês para a realização da oitava edição da Corrida Vale, que acontece no dia 10 de junho, na área operacional da Vale em São Luís (MA). A organização já está fechando os últimos detalhes da prova que lançará aos corredores uma série de desafios, aumentando a adrenalina durante a competição. Pela primeira vez, a corrida será realiza em uma área industrial, próximo a pátios e equipamentos que compõem as operações da Vale na capital maranhense. Estruturas como virador de vagões, pátio de estocagem de minério e oficina de manutenção poderão ser visualizadas no percurso dos corredores.

Como em todos os anos, a Corrida Vale se destaca pelo número de participantes, que chega a três mil inscritos, e pela organização, sempre bem avaliada pelos corredores. “Este ano trouxemos a corrida para dentro da Vale como forma de comemorar os 10 anos do Parque Botânico. Tanto a largada como a chegada acontecerão ao lado desse importante espaço de preservação ambiental. Além disso, estamos planejando uma série de atividades recreativas que serão realizadas dentro do Parque enquanto a corrida acontece. Será uma manhã de lazer e atividade esportiva reunindo os corredores e seus convidados”, explica o coordenador da corrida, Francisco Fechine.

A Corrida Vale conta com três percursos, sendo o maior, de 21 km, o mais desafiador pela distância que cada atleta precisa percorrer para encerrar a prova. Além da distância, os 424 atletas inscritos para este percurso terão diversos obstáculos para vencer. São os trechos em elevação que podem chegar a 40 metros. “As subidas e descidas durante a prova irão aumentar o grau de dificuldade da prova e por isso os corredores terão que apresentar maior resistência e preparo físico para completar o percurso de 21km dentro do prazo máximo, que é de 3h”, conta Francisco Fechine.

Desde a primeira edição da corrida que aconteceu em 2011, o maranhense Francisco Fontes participa da prova. Ele competiu a meia maratona de 21 km em cinco edições da Corrida Vale. “Eu sou apaixonado por corrida e é sempre uma emoção nova participar de competições. Já viajei o mundo participando de corridas oficiais e a Corrida Vale sempre está no meu calendário. Para este ano, estou fazendo treino de subida para me preparar bem para a prova poder ter um bom rendimento durante a competição. Outros pontos também são importantes, como horas de sono e boa alimentação. É um conjunto de cuidados que adoto meses antes de encarar desafios”, conta o corredor com oito anos de experiência em corridas de rua.

Os corredores inscritos na meia maratona são, em geral, mais experientes e possuem um plano de treino específico para cada perfil de prova. Além de 21 km, também haverá corredores competindo em 5 km e 10,5 km. Ao todo, serão três mil atletas percorrendo a área operacional da Vale na manhã do dia 10 de junho. Para os corredores de 5 km, a Vale preparou um plano de treino de um mês que está disponível no Guia do Atleta. O documento também disponibiliza dicas de alimentação e pode ser acessado através do site vale.com.

Todos os percursos devem ser encerrados no prazo de três horas a partir da largada que acontecerá às 6h15 (categoria Atletas com Deficiência) e 6h30 (demais categorias). Após o encerramento da prova, haverá entrega de medalhas e premiação de acordo com o regulamento da corrida.

Corredores e convidados serão estimulados a participar da campanha Corrida Limpa, uma parceria com a ECOCEMAR. Haverá zonas de coleta de resíduos em pontos estratégicos onde os corredores deverão depositar todos os resíduos. A iniciativa apoia a preservação ambiental e o desenvolvimento social, já que o projeto consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica de projetos sociais apoiados pela Vale em São Luís.

Fique atento aos horários da Corrida Vale

10 de junho, domingo, com acesso pela Portaria Anjo da Guarda
(Avenidas dos Portugueses)

5h30 – concentração dos atletas
6h15 – largada categoria Atletas com Deficiência – 5 km
6h30 – largada demais categorias – 5 km, 10,5 km e 21,1 km
9h30 – Encerramento da prova e início da premiação