Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo começa nesta sexta-feira em São Luís

Com três provas do decatlo – 100 m, salto em distância e arremesso do peso -, começa a ser disputado na manhã desta sexta-feira (24/9) o Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Loterias Caixa Adulto de Atletismo, que prossegue até domingo (26/9), na pista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, no Maranhão. Sem a presença de público, a organização seguirá todos os protocolos de segurança sanitária.

Principal competição regional do País, a 45ª edição do evento recebeu a inscrição de 273 atletas dos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins, além de convidados de Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

A seleção do Maranhão vai tentar o primeiro título da história. O Estado tem uma equipe forte, o CT Maranhão, um projeto criado a partir de uma lei de incentivo fiscal do governo, que contempla do alto rendimento à descoberta de valores e as categorias de base. A equipe terminou em terceiro lugar, por exemplo, no Troféu Brasil Loterias Caixa, disputado em junho, em São Paulo.

“Queremos fazer uma grande apresentação e conquistar esse título e interromper a hegemonia de Pernambuco, grande campeão do evento”, comentou Fernando Donatan, superintendente de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sedel) do Maranhão, referindo-se aos 17 títulos consecutivos pernambucanos.

Por questões financeiras, a seleção de Pernambuco terá apenas nove dos 36 atletas inscritos na competição, segundo Daniel Ricardo Pereira, presidente da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). “Estamos sem recursos por causa da pandemia, que cancelou desde março do ano passado os eventos em vias públicas, que entravam em nosso orçamento pelas taxas cobradas”, explicou. “Nove atletas e um treinador compraram passagens por conta própria. Vamos lutar novamente pelo título no ano que vem.”

Em casa, Maranhão escalou uma verdadeira seleção brasileira, com nada menos do que nove atletas que representaram o País nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Alexsandro Melo, Eduardo de Deus, João Henrique Falcão, Rodrigo Nascimento, Thiago André, Ana Carolina Azevedo, Geisa Coutinho, Izabela Rodrigues, Jucilene Sales de Lima e Mariana Grasielly Marcelino, as últimas três são reforços e campeãs brasileiras do disco, do dardo e do martelo.

Além disso, a equipe tem recordistas da competição, com Bruno Lins (100 m), com 10.33, Flavio Gustavo Barbosa (200 m), com 21.15, e Leticia Maria Nonato de Lima, dos 100 m e dos 200 m, com 11.86 e 23.85, respectivamente, entre outros.

Depois das três provas do decatlo, que serão disputadas a partir das 9 horas, o programa horário prevê 12 finais no período da tarde, a partir das 14 horas.