Ministérios do Esporte e dos Povos Indígenas firmam parceria para levar esporte a aldeias indígenas do Maranhão

Quadras poliesportivas em comunidades indígenas. Em iniciativa inédita, o Ministério do Esporte e o Ministério dos Povos Indígenas uniram forças para promover o acesso ao esporte em aldeias do Maranhão.

Em reunião realizada em São Luís (MA), nesta sexta-feira (22), o ministro do Esporte, André Fufuca, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, formalizaram a parceria.

“Pela primeira vez, essa parceria entre os Ministérios do Esporte e dos Povos Indígenas é estabelecida. O objetivo é instalar quadras poliesportivas em aldeias do Maranhão, promovendo o acesso ao esporte e ampliando suas oportunidades para as comunidades indígenas”, destaca André Fufuca, ministro do Esporte.

“Mesmo nos grandes centros urbanos, as estruturas esportivas são precárias, imagine nas aldeias. A ação do dia de hoje visa também incentivar e ampliar o acesso ao esporte para além das áreas urbanas”, afirmou a ministra Sonia Guajajara.

Inicialmente, o anúncio prevê a implantação de três equipamentos esportivos: uma quadra na região sul da Terra Indígena Arariboia, uma quadra na região norte da Terra Indígena Rio Pindaré e uma quadra na região centro-oeste da Terra Indígena Cana Brava.