24/04/2024
Noticia em Destaque

Maranhenses fazem a final do II Open Nordeste de Sinuca e Davi conquista o título de campeão

Os atletas da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Davi Duailibe e Beto Feitosa, decidiram o II Open Nordeste de Sinuca/Maranhão 2019 na tarde de hoje, 22, no Salão de Sinuca de Sinuca João Bosco, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/São Luís). Em melhor de sete partidas, Beto Feitosa colocou três a zero. Davi Duailibe reagiu, empatou em 3 a 3 e virou o jogo, sagrando-se campeão.

A classificação ficou definida com Davi (campeão), Beto (vice-campeão), Adilson (3º colocado), Francisco Duailibe (4º), Jânio (5º), Fábio (6º), Sílvio (7º), William (8º), Thiago (9º), Lourival (10º), Anaconda (11º), Eudes (12º), Felipe (13º), Bento (14º), Goiano (15º) e Hallisson (16º). As premiações extras foram entregues a Davi (melhor sub-21), Adilson (melhor sênior) e Felipe Bandeira (PI), maior tacada, 61 pontos. 

Evento incentivado, o II Open Nordeste tem patrocínio oficial do Grupo Mateus e Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo aos Esportes. A realização é da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e AABB/São Luís, com apoio do Jornal Pequeno, Praia Mar Hotel, Fiema, Polícia Militar, Mar Doce, IEL, Golden Shopping, ServBus, Bus Transportes, Óticas Diniz e Centro Elétrico e imprensa.

SINUCA EM EVOLUÇÃO

Em pronunciamento, o presidente da FMBS, Lourival Bogéa, afirmou que “o II Open Nordeste de Sinuca” comprova um fato notório desde que criamos a Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca e passamos não só a realizar como participar de eventos nacionais e interestaduais: a evolução da sinuca do Maranhão. Apesar de não ser um evento do mesmo porte dos Campeonatos Norte/Nordeste, já uma marca da FMBS anualmente no mês de agosto, trouxemos para São Luís neste final de semana grandes atletas da região, com maior número do Piauí, um estado que também tem evoluído bem nesse esporte”, disse Lourival Bogéa.

“E para coroar de êxito esse trabalho, tivemos a alegria de ver na grande final, neste domingo, dois atletas do Maranhão: Davi, que recentemente conquistou um torneio em Floriano (PI), e Beto, campeão de vários torneios em São Luís e Teresina.  Importante ressaltar o apoio do Governo do Estado, por meio da Sedel, que, com a Lei de Incentivo ao Esporte, possibilita essas realizações e o consequente desenvolvimento da Sinuca maranhense, hoje uma referência para o Brasil. E também o apoio do patrocinador exclusivo da nossa sinuca nos eventos incentivados, que é o Grupo Mateus. Sem esses apoios, não teríamos ido a lugar nenhum”, complementou Lourival Bogéa.

“Encerramos com esse Open as nossas atividades de 2019. Foi um ano de importantes realizações. Esperamos que 2020 seja melhor ainda e que possamos ver o Maranhão no pódio nacional”, finalizou o presidente da FMBS. Para o diretor técnico e de eventos da FMBS, Bento Pereira, “o momento é de agradecimentos pela participação dos atletas de todo o país nos eventos do Maranhão e pela consolidação dos avanços da sinuca esportiva em nosso Estado e região”.

O presidente da AABB/São Luís, Félix Pinto, agradeceu a participação dos atletas locais e de outros estados nos eventos e a parceria com a FMBS. “Tivemos um ano de grandes resultados e realizações para os esportes da AABB/São Luís. Agradecemos a participação de todos e desejamos que todas as nossas parcerias esportivas continuem avançando no próximo ano”, disse Félix Pinto. Para o diretor

CBSK RIO 2020

O próximo grande evento da sinuca brasileira será o XXXVII Campeonato Brasileiro de Sinuca (CBSK 2020), de 09 a 12 de janeiro de 2020, no Iate Clube do Rio de Janeiro/RJ. Promovido pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), o CBSK 2020 contara com a participação de uma delegação de atletas maranhenses. As competições oficiais individuais da modalidade snooker serão nas categorias snooker masculino, snooker sub-21 e snooker feminino.