Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

MARANHENSE: Semifinalistas do 2º turno serão conhecidos neste domingo (24)

Faltando uma rodada para o fim da fase de grupos, só o Moto Club, com nove pontos, na chave A, para a fase semifinal do segundo turno do Campeonato maranhense. Três vagas estão em aberto, sendo uma no grupo A e duas no grupo B.

Matematicamente, sete equipes têm chances. Uns mais e outros menos. A pior posição é a do Araioses, que não depende só de si, mas de uma complicada combinação de resultados.

O matemático Manoel Martins, traça um Raio-X da situação de cada grupo.

Confira

Jogos restantes: 

Moto x MAC – 16h no Castelão

Santa Quitéria x Sampaio – 16h no Rodrigão

Cordino x São José – 16h no Leandrão

Imperatriz x Araioses – 16h no Frei Epifânio d’Abadia 

Poderemos ter um ou dois times classificados por saldo de gols ou pelo número de vitórias.

Grupo A

O Sampaio joga pela vitória diante do Santa Quitéria. Caso não consiga vencer, vai depender do jogo do São José contra o Cordino.

O Sampaio perdendo e o São José empatando com o Cordino, o Sampaio se classifica pelo número de vitórias, quje é a primeira opção nos critérios de desempate (Sampaio tem duas vitórias e o São José apenas uma).  Ambos ficariam empatados com seis pontos.

Caso o Sampaio perca ou empate com o Santa o Santa Quitéria e o São José ganhe o Cordino, quem se classificará será o time de Ribamar com  oito pontos, o Sampaio ficaria com sete (empatan do) ou seis (perdendo).

Caso o Sampaio perca para o Santa Quitéria e o  São José seja derrotado pelo Cordino, o Sampaio se classifica, com seis pontos, já que o São José ficaria com cinco.

Grupo B

Imperatriz e Cordino jogam por vitória. Os dois empatando e o Santa Quitéria perdendo para o Sampaio, a decisão será pelo saldo de gols.

O Santa Quitéria tem zero gol de saldo, o Imperatriz menos três e o Cordino menos cinco. 

O saldo negativo do MAC é de menos três. Isso quer dizer que o Bode terá de vencer o Moto com diferença de dois ou mais gols um dos ou dois dos três concorrentes. Caso todos terminem com quatro pontos.

O Santa Quitéria, caso perca ou empate com o Sampaio, poderá ficar fora no caso de Cordino e Imperatriz fazerem o dever de casa.