Maranhão Cup: Seleção dos Emirados Árabes treina em São Luís

A Seleção dos Emirados Árabes já está em São Luís, onde participará da primeira edição do Maranhão International Cup, competição de beach soccer que reunirá outras três seleções entre os dias 12 e 14 deste mês na capital maranhense. Além do país do Oriente Médio, as seleções do Brasil, do Marrocos e dos Estados Unidos disputarão o Maranhão Cup. Todas as partidas vão ocorrer na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, sendo os ingressos para os jogos serão trocados por 1kg de alimento não perecível. 

Em São Luís, os Emirados Árabes estão realizando sessões de treinos em dois períodos na Associação Esportiva Recreativa Carajás (Aerca), no bairro do Turu, sob o comando do técnico brasileiro Victor Vasques. A estreia da equipe no Maranhão Cup será no dia 12 (sexta-feira) contra Marrocos, em partida marcada para as 19h. Nos dias seguintes, os emiradenses terão pela frente os Estados Unidos, no sábado (13), e o Brasil, no domingo (14). 

Vale destacar que a Seleção dos Emirados Árabes está classificada para a Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa 2024, que será disputada entre os dias 15 e 25 de fevereiro, em Dubai. Os comandados do técnico Victor Vasques estão no Grupo A ao lado de Egito, Estados Unidos e Itália. 

O Maranhão International Cup conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). 

Curso para Técnicos 

A cidade de São Luís vai receber um curso de capacitação para técnicos. A iniciativa integra a programação da primeira edição do Maranhão International Cup. O curso será ministrado no próximo dia 10 pelo técnico Chicão Castelo Branco, brasileiro que comanda as seleções de beach soccer adulta e de base do Peru. As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (98) 99621-1143. 

O Curso para Técnicos foi idealizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em parceria com a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS). Dentre os temas centrais do curso, destaque para o debate‎ sobre‎ o‎ DNA‎ do‎ jogador‎ sul-americano‎ (como‎ é‎ a‎ formação‎ do‎ jogador‎ na América do Sul e‎ suas‎ potencialidades) e táticas‎ ofensivas‎ e‎ defensivas usadas no beach‎ soccer. 

“Pela primeira vez o Maranhão Cup vai ser realizado, mas já é um evento muito grande por ser um torneio preparatório para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 202. Por isso, poder transferir um pouco da nossa experiência por meio de um curso é maravilhoso. Eu me sinto muito feliz e honrado por isso. Todos estão convidados para essa troca de conhecimento que será de grande valia para quem atua no esporte”, afirmou Chicão Castelo Branco. 

Durante‎ o‎ evento,‎ também vai ocorrer uma‎ mesa-redonda‎ com‎ os‎ técnicos‎ brasileiros das‎ seleções‎ que‎ participarão da‎ Maranhão Cup: Marco Octávio (Brasil), Francis Farberoff (Estados Unidos) e Victor Vasques (Emirados Árabes). 

As inscrições são solidárias (5kg de alimentos não perecíveis por pessoa). Tudo o que for arrecadado será doado para instituições de caridade. 

TABELA DE JOGOS

#Rodada 1

12/1 – Marrocos x Emirados Árabes (19h)

12/1 – Estados Unidos x Brasil (20h15) 

#Rodada 2

13/1 – Emirados Árabes x Estados Unidos (18h)

13/1 – Brasil x Marrocos (19h15) 

#Rodada 3

14/1 – Estados Unidos x Marrocos (9h)

14/1 – Brasil x Emirados Árabes (10h15)