Maranhão Atlético Clube comemora 86 anos de fundação

O Maranhão Atlético Clube (MAC), foi fundado em 24 de setembro de 1932, então com o nome de Maranhão Atletic Club, a partir de uma cisão de torcedores e da diretoria de outro clube de futebol: O Syrio Brasileiro.

Em sua origem, o Maranhão Atlético Clube buscava prestigiar o espírito nacionalista, voltado para as raízes brasileiras e para um diálogo com as classes menos favorecidas da sociedade.

Tanto a denominação Maranhão Atlético Clube, quanto as suas cores oficias (azul, vermelho, preto e branco), as quais remetem à bandeira do Estado, têm influência nesse sentimento regionalista e de aproximação com o povo.

Entre os pioneiros da fundação do clube estavam notáveis desportistas locais, destacando-se os nomes de Severino Dias Carneiro, Manoel Maia Ramos Sobrinho e Sílvio Arliê Tavares.

A primeira diretoria do Maranhão Atlético Clube foi composta por Benedito Cipriano Ferreira (presidente), Otávio Zenóbio da Costa (presidente de honra), Manoel Maia Ramos Sobrinho (vice- presidente), Antônio Silva Diniz Segundo (1º secretário), Arlie Tavares (2º secretário), João Carvalho (tesoureiro) e Raimundo Rocha (diretor de esportes).

A ESTRÉIA E A PRIMEIRA VITÓRIA NO FUTEBOL:

A tão esperada estréia no futebol veio acompanhada de uma expressiva vitória, e justamente contra a agremiação que deu origem ao clube. Em confronto realizado no dia 30 de abril de 1933, o MAC aplicou uma goleada de 4 a 0 no Syrio Brasileiro. O jogo, que recebeu grande destaque da imprensa da época, foi realizado no campo do Syrio Brasileiro, localizado na Rua do Passeio, região central de São Luis/MA, e o MAC teve seus gols anotados por Anthenor (2), Sílvio Tavares e Stelman.  Para essa histórica partida, o Maranhão Atlético Clube contou com a seguinte formação: Dico; Ennes e Adolpho; Bombom, Stelman e Aminthas; Guillar (Habibe) e Bouéres (Airton); Anthenor, Sílvio Tavares e Chaves.

O PRIMEIRO TÍTULO OFICIAL, 8 TÍTULOS DA TAÇA CIDADE DE SÃO LUIS E 15 VEZES CAMPEÃO ESTADUAL:

O primeiro título de futebol não tardou e, em 1937, o Maranhão Atlético Clube conquista o campeonato estadual. Ao todo, o clube já conta com 15 títulos estaduais, sendo o último em 2013. O destaque nessas vitórias veio para o tricampeonato estadual, nos anos de 1993, 1994 e 1995.

A agremiação também desponta como uma das maiores vencedores da Taça Cidade de São Luis, conquistando por 8 vezes o certame (1965,1969,1970,1971,1975,1979,1989,2006).

CAMPANHAS INESQUECÍVEIS:

Além dos feitos regionais, O MAC realizou campanhas de destaques em nível nacional. Em 1979, por exemplo, o clube disputou o Campeonato Brasileiro da 1ª divisão, alcançando a honrosa 26ª colocação, entre 94 agremiações participantes.

Cabe destacar que nesse mesmo campeonato brasileiro de 1979, o clube alcançou dois recordes históricos, jamais igualados pelos seus rivais regionais: A melhor colocação entre os maranhenses e a impressionante seqüência invicta de 10 jogos, ambos os feitos na 1ª divisão do futebol brasileiro.

No ano de 1986, o Maranhão Atlético Clube consagra-se vice-campeão brasileiro da série B. Já em 2000, o MAC chegou a vice-campeonato da Copa Norte, certame que dava acesso à Copa dos Campeões, competição que garantia ao seu campeão, vaga na Taça Libertadores da América. Também no ano de 2000, o Maranhão chegou à terceira fase da Copa do Brasil, feito que também nunca foi alcançado por um clube maranhense.

O MAIOR PÚBLICO DO ESTÁDIO NHOZINHO SANTOS:

No ano de 1980, em confronto válido pelo campeonato brasileiro da 1ª divisão, O Maranhão Atlético Clube, recebendo o Vasco da Gama (RJ), bate o recorde de público e renda até hoje registrado no estádio municipal Nhozinho Santos, com o total aproximado de 19 mil pagantes.

O PATRIMÔNIO:

O Maranhão Atlético Clube está localizado no bairro da Cohama e Cohaserma, localidade nobre da cidade de São Luis, em uma área aproximada de 50.000 metros quadrados, dispondo de um Centro de Treinamento (Parque Valério Monteiro) e um Clube Social.

Em 2007, o Maranhão Atlético Clube, em parceria com a construtora João Vicente, se tornou proprietário de um moderno shopping Center, localizado no bairro da Cohama.

O PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO A ADOTAR OFICIALMENTE 4 CORES EM SEU UNIFORME:

O Maranhão Atlético Clube foi o primeiro clube brasileiro a adotar quatros cores em seu uniforme (azul, vermelho, branco e preto), por esta razão passou a ser conhecido também como “Quadricolor Maranhense” e “Time das Quatro Cores”.

O MASCOTE E AS EXPRESSÕES PELAS QUAIS O MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE É CONHECIDO NO MUNDO DO FUTEBOL:

O mascote do Maranhão Atlético Clube é o Bode Gregório, em homenagem a um animal que sempre se fazia presente nos treinamentos do clube que se realizavam no CT Parque Valério Monteiro.

“Demolidor de Cartazes”, “Macão”, “Macão Machão da Ilha”e “Bode Gregório” (que é também o mascote do time) são outras expressões pelas quais o Maranhão Atlético Clube é carinhosamente conhecido no cenário futebolístico nacional.