Noticia em Destaque

JEMs encerra edição de 2023 com modalidades coletivas do infantil

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), encerrou nesta quarta-feira (16), a etapa final do JEMs / ParaJEMs 2023, com as competições de basquete, futsal, handebol e voleibol, na categoria infantil, além do futsal intelectual e handebol intelectual. Foram cinco dias de jogos intensos, que consagraram os campeões das modalidades coletivas, confirmados para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

“Finalizamos o JEMs com a sensação de dever cumprido. Ao longo dos últimos 21 dias de competições, reunimos atletas de 114 municípios para o maior evento do esporte educacional do Maranhão. Ofertamos uma grande estrutura com alojamentos, alimentação, atrações culturais, passeios turísticos, palestras educativas e oficinas de robótica. Agradeço o governador Carlos Brandão por todo apoio e incentivo ao esporte educacional, toda equipe Sedel pela execução do nosso evento e aos atletas e comissões técnicas que fizeram bonito, se dedicaram ao máximo para participar das competições”, destacou o secretário do esporte e lazer, Naldir Lopes.

As finais do futsal foram disputadas no Ginásio Costa Rodrigues e tiveram como campeões os times feminino de Cedral e masculino de Açailândia. A equipe masculina da Apae foi a campeã do futsal intelectual. 
Já no basquete, os meninos do Upaon Açu deram um show em quadra e se consagraram campeões do JEMs, enquanto o time feminino do colégio Reino Infantil garantiu o título da categoria.

“A gente vem trabalhando desde o ano passado para a conquista desse título. Agora vamos representar o Maranhão na etapa nacional e trazer o ouro para o nosso estado”, comemorou o técnico do colégio Reino Infantil, Alex Serra.

O handebol teve como arena das finais o Ginásio Abmael Reis Muniz Filho, e consagrou como vencedores o time feminino de São Luís e masculino de Timon.

Para o atleta Adam Vitor de Lica, do time de handebol de Timon, vencer os Jogos Escolares foi um presente especial. “Eu estou muito emocionado e feliz de participar do JEMs. Essa vitória tem um gostinho extra, porque é meu aniversário e nós ganhamos de presente a classificação no JEBs”, comemorou o adolescente.

As disputas do voleibol aconteceram no Ginásio Paulo Leite, localizado no Complexo Esportivo Canhoteiro. O time de Imperatriz é o campeão feminino e o time de Açailândia garantiu o título masculino do JEMs 2023.

Edição 2023

O JEMs / ParaJEMs 2023 reuniu mais de 5 mil atletas em 21 dias de competições, na fase final em São Luís. Foram 1.600 escolas de 114 municípios maranhenses. A edição deste ano contou com muitas novidades, entre elas novas modalidades, como tiro com arco, águas abertas, halterofilismo, Triathlon e a competição demonstrativa de skate.

O primeiro bloco de competições reuniu as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e voleibol da categoria infanto. Já na segunda semana, tiveram as modalidades individuais como atletismo (15 a 17 anos), ciclismo, judô, karatê, taekwondo, Wrestling, badminton e parabadminton.

O terceiro bloco também foi de modalidades individuais com o atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, ginástica rítmica, ginástica artística, xadrez, natação, tiro com arco, skate e tênis de mesa. O quarto e último bloco trouxe as modalidades coletivas do infantil: basquete, futsal, handebol e voleibol.

Os campeões do JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Já os campeões de 12 a 14 anos serão os representantes do Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília/DF, no mês de novembro, com data a ser divulgada.

Parceiros

Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel contou com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão e das Secretarias de Estado de Saúde (SES), Ciência, Tecnologia e Transparência (Secti), Desenvolvimento Social (Sedes), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Educação (Seduc) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Maranhão (Iprev), Instituto Federal do Maranhão( IFMA Monte Castelo), Universidade Ceuma e Sports Village. 

Os Jogos Escolares Maranhenses tiveram o incentivo da Equatorial Energia do Maranhão e do Grupo Mateus.