Governo e prefeitura certificam vendedores que trabalham nos estádios de São Luís

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), certificou 55 vendedores que atuam nos estádios de São Luís, por meio do curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA). O encerramento do curso ocorreu na última sexta-feira (10) e foi marcado pela confraternização e entrega de certificados aos participantes.

“A qualificação para esse público é de grande importância para a gestão estadual, pois representa melhor qualidade do trabalho e mais segurança à população no consumo dos alimentos vendidos. Este é um governo que se preocupa com as pessoas e trabalha para a melhoria da qualidade de vida do maranhense”, destacou o secretário estadual do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, durante o encerramento.

Nas aulas, os participantes foram orientados quanto ao recebimento, armazenamento e a manipulação dos alimentos de forma adequada e dentro das normas higiênico-sanitárias.

“Quem trabalha no comércio de alimentos, tanto em empresas quanto os vendedores informais, precisa ter esta capacitação e assim ter autorização para o trabalho. Com a capacitação, os vendedores cumprem a exigência da Vigilância Sanitária Municipal, que exige o curso aos manipuladores de alimentos”, explica a nutricionista da Semsa e coordenadora do curso, Valéria Moraes.

Romonilson Pereira, 46 anos, considerou positivo o aprendizado e uma ótima iniciativa. “Eu e meus funcionários vamos utilizar as orientações na rotina de trabalho e também no dia a dia. A gente já trabalha, mas é preciso sempre se qualificar porque o mercado exige sempre mais conhecimento”, pontuou o aluno.

Durante o curso os participantes receberam ainda um kit de equipamentos de proteção individual (EPI) contendo luvas, avental, máscaras e touca. Todos os participantes receberam certificado de conclusão do curso.