Fórum Jaracaty brilha em disputas nacionais de judô e tênis de mesa

Em duas recentes competições a nível nacional, o Fórum Jaracaty, projeto patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, garantiu resultados bastante expressivas. Ao todo, foram 12 medalhas conquistas pelos atletas do Fórum, sendo 8 nas disputas da Copa Cidade de Fortaleza de Judô e outras 4 na 23ª edição do TMB Challenge Plus, torneio realizado na cidade de Imperatriz.

Na Copa Cidade de Fortaleza de Judô, que ocorreu no último fim de semana na capital cearense, os judocas do Fórum Jaracaty mostraram, mais uma vez, o potencial do projeto em competições fora de casa. Com 16 atletas integrando a equipe, o projeto voltou da competição com 8 medalhas. Destaque para Maria Luiza Birino, ouro na categoria Sub-18 feminino (+73kg).

Já os judocas Luís Gustavo, Olga Maria, Jardiene Correa, Ana Cristina, Marlon Vieira, Marvin Vieira e Gustavo Oliveira voltaram de Fortaleza com medalhas de bronze na bagagem. O campeonato ocorreu entre os dias 17 e 19 de novembro e reuniu cerca de 1.200 atletas do judô de todos os Estados brasileiros.

Bom resultado também em Imperatriz, durante a 23ª edição do TMB Challenge Plus, evento nacional do tênis de mesa que reuniu os melhores atletas do país na modalidade entre os dias 10 e 12 de novembro. No evento, o Fórum Jarcaty foi representado por Hian Sá, Júlio César Valentim e Paola Morais. Dos três atletas, o melhor desempenho foi obtido por Paola, que conquistou a medalha de bronze em todas as categorias em que competiu (Sub-19, Sub-21, Absoluto B e Rating D).

“Disciplina e força de vontade são estimuladas pelos técnicos do projeto aos alunos. Essa aliança é fundamental para determinar o pódio. O objetivo deles nas competições é, claro, vencer. Mas o caminho até lá requer dedicação, e deixamos eles cientes que se dedicar é ter coordenação, foco e calma”, enfatiza o sensei Antônio Luís, um dos quatro técnicos do judô que atuam no Fórum Jaracaty.

“A vivência com outros estilos e técnicas também alimenta a nossa demanda de treinos, nos ajuda a desenvolver novas possibilidades. Além disso, acompanhamos de perto a rotina deles. No projeto, cada um treina de acordo com a sua potencialidade e, dessa forma, conseguimos chegar a bons resultados”, analisa o técnico de tênis de mesa, Antônio Ferreira.

As competições oficiais das modalidades esportivas em 2023 já foram finalizadas, segundo a diretora-executiva do Fórum Jaracaty, Márcia Assunção. “Até a renovação do incentivo, os treinos vão continuar, para que os alunos não desanimem pois no começo do ano também terão competições importantes”, afirma Márcia.

Fórum Jaracaty

Desenvolver atividades nas áreas esportiva, de informática e brinquedoteca é a missão do Fórum Jaracaty. O projeto existe há duas décadas, ajudando crianças e jovens da região e bairros adjacentes a terem um futuro digno por meio do esporte e de outras ações.

Para a comunidade, o Fórum Jaracaty oferece cursos, palestras e demais atendimentos, com apoio dos patrocinadores e parceiros. Todas as atividades do projeto são gratuitas.