Etapa de São Luís do estadual de Handebol finaliza com disputas da categoria adulto

Jogos equilibrados com decisão nos minutos finais. Assim foi o último dia de disputas da Regional Metropolitana do Estadual de Handebol – 1º turno, que terminou nesta quarta-feira (12), no ginásio do Ipem – Calhau. A rodada consagrou os vencedores da categoria adulta: o Moto Club (no feminino) e o Audax (no masculino). A competição terminou com a cerimônia de premiação das três categorias (infanto, infantil e adulto).

Antes das finais, teve disputa do terceiro lugar. Pelo feminino, o time ‘Esparta HC’  bateu  o ‘Batom HC’ por 23 a 14. No masculino,  o Barbosa de Godóis venceu o AESF/PM por 28 a 26.

Em partida eletrizante, Moto Club e Audax fizeram a primeira final. O Papão das Quadras começou na frente. Fechou o primeiro tempo por 20 a 17. Mas na volta do intervalo, o Audax empatou. Nos últimos minutos, a capitã da equipe rubro negra, Silvia Helena, sofreu falta. No pedido de tempo, o Moto planejou a jogada ensaiada. E esse foi último arremesso do jogo que terminou com o gol da Silvia Helena. Vitória do Moto Club por 32 a 31.

Na  sequência, teve mais emoção. O Audax foi em busca do título masculino contra o São Luís HC. E dessa vez a história foi diferente. O Audax celebrou a vitória por 32 a 26. Formado por jovens universitários da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o Audax  também montou equipes com as categorias de base para disputar o Estadual.

Com recorde de inscrições, 39 equipes da capital, a competição finalizou com a cerimônia de premiação das 3 categorias. O Colégio Barbosa de Godóis foi a equipe que mais faturou títulos: infantil (feminino e masculino) e no infanto feminino. A equipe do AESF/PM foi a vencedora no infanto masculino.

No próximo fim de semana, de 21 a 23, a Federação Maranhense de Handebol realiza a final do 1º turno do Campeonato Maranhense com a participação das quatro regionais (Cocais, Central, Metropolitana e Tocantina). Os jogos serão no ginásio da escola Arteceb, em Imperatriz

“A ideia é levar o handebol para todo o Maranhão. Com o apoio do Governo do Estado e da Cemar está sendo possível realizar esse projeto, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Pela primeira vez, temos um campeonato com essa dimensão e também de caráter solidário. Foram recordes de inscrições nas quatro regionais. Mais de cinco toneladas de alimentos arrecadados e diversas Instituições Sociais beneficiadas”, afirma Jefferson Barbosa, secretário executivo da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

O Campeonato Maranhense de Handebol tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.