Educadora física ensina exercícios de coluna para realizar na quarentena

A quarentena nos faz buscar adaptação em diversas áreas, incluindo as da nossa coluna. Com o remanejo de trabalhos em casa e mais tempo nela, muito se ouve a respeito das dores nas costas, e a instrutora Patricia Bueno explica sobre a situação, além de ensinar exercícios que podem ajudar na melhora.

De acordo com a educadora física e pós-graduada em fisiologia do exercício, biomecânica e pilates, a sócia proprietária do Studio Pilates Patricia Bueno, esclarece que “na quarentena aumenta o sedentarismo, e isso diminui a massa magra na sustentação e estabilidade da coluna vertebral, além da má postura que ocorre em tempo prolongado em camas, sofás e cadeira não ergonômicas”.

Apesar das possibilidade de trabalhar em casa, muitas pessoas não possuem o canto ideal para o “home office”, e, para estas, a educadora indica que se posicionem de forma mais confortável com pés e quadril apoiados, travesseiro nas costas e levantar para andar um pouco pela casa a cada 30 minutos. Além de realizar no final do expediente alguns exercícios (citados abaixo) para compensar.

Os problemas mais comuns na atualidade, segundo Patricia, são as dores por contratura muscular, ou seja, ficar muito tempo na mesma posição e gerar força desnecessária em alguma região, dessa forma sobrecarrega a coluna vertebral e ocasiona lesões como protusão discal, conhecida também como hérnia de disco.

Este tipo de postura inadequada também pode irradiar na região lombar para um quadro de citalgia. “Além dessas patologias, existem várias outras lesões na coluna vertebral, não tão comuns, como estenose- que é o estreitamento do canal vertebral, espondilolistese- que é o escorregamento, microfratura a causadas por osteoporose entre outros”, conta a pós graduada.

EXERCÍCIOS INDICADOS PARA FAZER EM CASA

De acordo com Patricia, os 3 exercícios baixo são os mais globais, ou seja, que recrutam mais grupos musculares, além de serem mais seguros para realizar em casa:

A Ponte