Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Desafio do Cassó reuniu mais de mil pessoas em Primeira Cruz

A 5ª Edição do Desafio do Cassó de Maratonas Aquáticas superou todas as expectativas. Mais de mil pessoas acompanharam o evento realizado dia 20 de julho no município de Primeira Cruz. A lagoa, que é um dos cartões postais do Maranhão, recebeu atletas de renome do Brasil e do Peru. Os destaques da categoria absoluto nos 5000m em águas abertas foram Betina Lorscheitter (1:03’37”) e Guilherme Toledo Ribeiro (tempo de 1:00’49”), ambos do Corinthians/SP.
Nadadores de oito a 60 anos participaram das provas em diferentes distâncias. Dentre eles estavam atletas internacionais que integram a Seleção do Peru e grandes nomes das maratonas aquáticas, que fazem parte da Seleção Brasileira. Maratonistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Maranhão deram brilho ao desafio patrocinado pela Potiguar, Equatorial Energia/Cemar, Governo do Estado do Maranhão – através da Lei de Incentivo ao Esporte, com total apoio da Prefeitura de Primeira Cruz.
O Desafio da Lagoa do Cassó ofereceu a maior premiação de maratonas aquáticas do país, o que estimulou ainda mais a presença dos participantes. Dentre os maranhenses, destaques para Thayara Cardoso (1º nos 1600m), Carol Hertel e Júlia Nina (4º e 5º nos 5000m). As atletas da Escola de Natação Nina, são patrocinadas pela Equatorial/Cemar e Governo do Maranhão).
Segundo o organizador, a prova foi um sucesso, pelo alto nível técnico apresentado. “Os atletas mostraram competência, o que abrilhantou o Desafio do Cassó de Maratonas Aquáticas. O público também superou nossas expectativas. Não esperávamos tanta gente. No final deu tudo certo, o que nos estimula a pensar em fazer ainda melhor em 2020, se Deus quiser”, disse o professor Alexandre Nina.
Para Ana Caracas, atleta experiente, que participou do Desafio do Cassó pela quinta vez consecutiva, Alexandre Nina se superou. “Ele organiza essa competição com o coração. Faz a gente se sentir satisfeito, importante, porque estamos entre aqueles que amam praticar esse esporte. Já iniciamos a contagem regressiva para o ano que vem”.
O Secretário de Esportes do município de Primeira Cruz, Olivar Leite, comentou que o desafio deste ano foi o melhor de todos os tempos. “A presença de atletas da seleção peruana, do Corinthians/SP, e ainda Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba e, claro, os tops maranhenses, elevou o nível técnico e deu brilho à competição. Outro destaque, segundo Olivar Leite, foi a participação da comunidade da Lagoa do Cassó. “Vai ser difícil superar o que foi feito em 2019 pelo Alexandre Nina, grande profissional da natação maranhense e nacional”.
Ronilson Araujo Silva, prefeito de Primeira Cruz, também ficou impressionado com o número de participantes do Desafio do Cassó deste ano. “Vieram muitas pessoas de São Luís e das cidades vizinhas. Mas o maior prestígio foi da população do Cassó. O evento enriquece nossa história e a 6ª Maratona já faz parte dos nossos planos. Queremos a cada temporada fazer um evento maior e bem organizado”.
As pousadas alcançaram lotação máxima. O comércio sentiu a grandeza do evento que alavancou o turismo da região. O prefeito finalizou agradecendo a cobertura da imprensa. “Obrigado a todos”, disse ele.
RESULTADOS:
400m Feminino
1º LILYANNE LOBATO – DM AQUATIC
2º – ANA CARLA SALAZAR FRADE – BODYTECH
3º – LIVIA VITORIA SANTOS – DM AQUATIC
400m Masculino
1º – RILDOMAR WENDELL PEREIRA – VIVA ÁGUA
2º – PEDRO GUIMARÃES SALGUEIRO – AABB/AQUAFIT
3º – FÁBIO DUAILIBE – APCEF
400m C Feminino
1º SOFIA DUAILIBE – APCEF
2º – PIETRA MADEIRA – NINA
3º – YASMIM COUTINHO – DM AQUATIC
1600m Feminino
1º – THAYARA CARDOSO – NINA
2º – ANA JULIA GOBEL – NINA
3º – MARIA ELENA L. MENDES – NINA
1600m Masculino
1º – LUCAS GAMITA – DM AQUATIC
2º – RODRIGO ALMEIDA – NINA
3º – Gustavo Moreira – DM AQUÁTICA
5000m Feminino
1º – BETINA LORSCHEITTER – CORINTHIANS
2º – JULIA VIVIAN DIOGO – CORINTHIANS
3º – CATARINA CUCATI GANZELI – UNISANTA
4º – CAROL HERTEL – NINA
5º – JULIA NINA – NINA
5000m Masculino
1º – GUILHERME TOLEDO RIBEIRO – CORINTHIANS
2º – BRUCE HANSON – CORINTHIANS
3º – MATHEUS EVANGELISTA – NAÚTICO UNIÃO
4º – ALONSO SERIDA – PERU
5º – ALONSO MAGUIÑA – PERU