Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Depois de boa estreia na Europa, Henri Forest inicia disputa do campeonato da FIA, na França

Após uma intensa preparação, Henri Forest inicia neste fim de semana (21 a 24 de abril) a disputa do Troféu Academia, tradicional campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no circuito de Essay, na França. Essa será a primeira de um total de três etapas – a segunda acontece em Portugal, em junho, e a terceira, na Suécia em setembro -, onde 51 pilotos de 39 nacionalidades diferentes buscam o título.

O Brasil terá apenas dois representantes, o maranhense Forest, de 14 anos, e o paulista Victor Schoma – ambos nomeados por Giovanni Guerra, Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) e Representante da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na CIK-FIA (órgão responsável pelo kartismo mundial). Na competição, todos os pilotos recebem equipamentos iguais – chassi Exprit, motores Vortex e pneus Vega -, e trabalham com seus mecânicos no melhor acerto do kart.

São sete sessões de treinos livres, de 20 minutos cada, entre quinta e sexta-feira. No sábado, acontece a classificação e duas baterias classificatórias, que definem os 28 pilotos que se classificam para o dia seguinte, assim como o grid de largada da pré-final. No domingo, a pré-final tem 13 voltas de duração e a grande final da etapa tem 21 voltas, valendo pontos para o campeonato.

“Estou muito animado para a disputa do Troféu Academia. É um dos campeonatos mais importantes do kartismo mundial, e é uma honra poder defender o Brasil lá. Será o primeiro campeonato que disputo na Europa, e sei que o nível é bem alto e que a regularidade é importante. Então, vou dar o meu melhor a cada sessão e trabalhar bastante para estarmos sempre brigando por boas posições, e comemorar um bom resultado no fim da competição”, disse Henri Forest.

Estreia positiva na Europa:

Há 15 dias, Forest dedicou uma semana para treinos e adaptação na Europa. O maranhense realizou dois dias de testes em Essay, para reconhecimento da pista, onde acontece essa primeira etapa, e conseguiu evoluir bastante ao longo do treinamento.

Henri ainda participou de uma corrida na Bélgica, uma etapa do campeonato nacional X-30, para conhecer melhor o estilo das disputas na Europa. Após ter um problema na classificação, o piloto teve de largar em último e superou 18 concorrentes para terminar a primeira prova em 8º lugar. Na segunda bateria, ele também ficou em 8º entre os 26 pilotos do grid, completando assim sua preparação no Velho Continente.

“Os treinos em Essay foram bem produtivos, consegui pegar a mão da pista rápido e evoluir bastante, melhorei meu tempo e estava virando igual aos outros pilotos que estavam treinando lá. A corrida na Bélgica também foi importante, porque tinham vários pilotos experientes, e consegui andar sempre entre os 10 melhores nos treinos. Mesmo depois de um problema na classificação, e ter que largar em último, consegui terminar as duas corridas em 8º. Foi muito bom, pois pude ver de perto o estilo de corrida deles, uma pilotagem mais técnica, e consegui me preparar bastante para o Troféu Academia”, completou o piloto maranhense.

Henri Forest é patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e conta com o incentivo da Fribal Franchising, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.