Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Copa do Brasil Sub-20: IAPE perde para o Palmeiras em SP

O time Sub-20 do Verdão derrotou o IAPE-MA por 3 a 0, neste sábado (15), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Os gols da equipe alviverde foram marcados por Jhon Jhon, duas vezes, e Allan.

Os mandos dos confrontos entre os times foi definido em sorteio realizado pela CBF. Na partida de volta, o Palmeiras encara o IAPE no outro sábado (22), às 15, no estádio Nhozinho Santos, em São Luis-MA.

Até o momento, o time palestrino tem 100% de aproveitamento na Copa do Brasil Sub-20. Desde o início da competição, as Crias da Academia somam quatro vitórias, com 14 gols marcados e um sofrido. O artilheiro da equipe no torneio é o atacante Wendell, com três tentos.

Além de ter feito história em 2022 com a conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time Sub-20 do Verdão levou o troféu do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, caso fature a Copa do Brasil, o Palmeiras garante de forma automática a Supercopa do Brasil Sub-20 e, consequentemente, a classificação à Libertadores da categoria.

O jogo

Na primeira boa chance do Verdão, Ruan Ribeiro pegou rebote, finalizou e viu o goleiro desviar para escanteio. No lance seguinte, o arqueiro trabalhou novamente, desta vez em cabeceio de Talisca. Aos 26 minutos, o zagueiro foi derrubado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Jhon Jhon mandou no meio do gol para abrir o placar.

Na sequência, Allan foi à linha de fundo e rolou com precisão para Jhon Jhon, que finalizou rente à trave esquerda. Aos 38 minutos, em cruzamento de Ian, o defensor bloqueou com o braço, cometendo pênalti. Na batida, Allan acertou o canto direito para fazer o segundo do Verdão.

No segundo tempo, Allan voltou a balançar as redes após cruzamento de Ian, mas o árbitro assinalou impedimento. Aproveitando levantamento pela direita, Vitinho finalizou de voleio e levou perigo. Aos 46 minutos, Ian foi à linha de fundo e rolou para Jhon Jhon, que finalizou de primeira com a perna esquerda e deu números finais ao jogo.

Palmeiras Sub-20: Kaique; Talisca (Thiago), Henri (Naves), Gustavo Mancha e Ian; Léo (Pedro Lima), Jhon Jhon e Allan; Edney (Kevin), Daniel (Vitinho) e Ruan Ribeiro (Wendell). Técnico: Paulo Victor Gomes.

Regulamento

As quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 de 2022 contam com oito times. Os duelos do torneio são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase e na final. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis. A grande decisão está prevista para o dia 12 de novembro.

Veja os jogos do Verdão Sub-20 pela Copa do Brasil:

Primeira fase

28/09: Palmeiras 6 x 0 CEU ABC-MS – Academia de Futebol 2
Gols: Gustavo Mancha, Kauan Santos, Talisca, Wendell (duas vezes) e Ruan Ribeiro

Oitavas 

03/10: Brasil de Pelotas-RS 0 x 3 Palmeiras – Bento de Freitas
Gols: Henri, Wendell e Kevin

09/10: Palmeiras 2 x 1 Brasil de Pelotas-RS – Academia de Futebol 2
Gols: Daniel e Ruan Ribeiro

Quartas

15/10: Palmeiras 3 x 0 IAPE-MA – Academia de Futebol 2
Gols: Jhon Jhon (duas vezes) e Allan

22/10 – 15h: IAPE-MA x Palmeiras – Nhozinho Santos

Fonte: Palmeiras