Com o futebol em alta, março é um mês especial no esporte maranhense

Em março, o esporte maranhense tem eventos importantes tanto no âmbito nacional quanto estadual. Além do futebol, carro-chefe do estado, também há competições em outras modalidades que agitam o calendário de Maranhão.

No futebol, o Sampaio Correa tenta passar para a próxima fase da Copa do Brasil contra o Internacional. A missão não é fácil para os comandados de Francisco Diá, mas a Copa do Brasil é um torneio que propicia surpresas, e a superação dentro de campo pode fazer a diferença.

Esta é a primeira vez que a Bolívia Querida, em 93 anos de história, consegue avançar tão longe na Copa do Brasil (3ª fase).

Pelo campeonato estadual as semifinais do turno começam neste mês. Pelo grupo A, o Imperatriz segue em ótima campanha e assegurou sua vaga na semifinal do primeiro turno com tranquilidade. São José, Sampaio Correa e Santa Quitéria não fazem bom estadual e oscilaram muito até aqui. Essas equipes brigam na última rodada para saber quem garante a segunda vaga do grupo. Os jogos decisivos acontecem a partir do dia 18 de março.

Pelo grupo B, a disputa se mostrou acirrada com Moto Club, Cordino e Maranhão brigando até a última rodada para chegar à próxima fase. Já o Americano, quarto integrante do grupo, fez péssima primeira fase e é a pior equipe do campeonato maranhense até aqui.

Também tem Copa do Nordeste em março, entretanto, os times maranhenses ainda não engrenaram. Sampaio Correa e Moto Club ocupam as últimas posições de seus respectivos grupos e praticamente irão cumprir tabela até o fim da competição.

O estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil são preparativos para a série C deste ano, em que o Sampaio Correa e o Moto Club participarão juntos.

Além do futebol, destaques surgem no basquete e no poker

No basquete feminino, o Sampaio Corrêa segue firme na zona de classificação para os playoffs. Atual campeão da LBF CAIXA, as atletas têm experiência e sabem o caminho para triunfar novamente. No entanto, o caminho até lá não vai ser fácil, pois o Corinthians sobra na competição. Além do Corinthians, Uninassau e Santo André também fazem boa campanha e garantiram a vaga na próxima fase com certa tranquilidade.

A equipe não possui um grande destaque individual, porém, três jogadoras estão com médias um pouco acima dos 10 pontos. Esses números mostram uma equipe coletiva no ataque, com as atletas jogando para o time. A pivô Letícia Rodrigues, por exemplo, tem médias próximas de um duplo-duplo, com dez pontos e nove rebotes por partida.

É relevante lembrar que na LBF Caixa, principal torneio de basquete brasileiro, existem somente seis equipes disputando a competição e uma delas é maranhense.

Além do Sampaio Corrêa na terceira fase da Copa do Brasil e o time de basquete de Sampaio em boa fase no basquete feminino, o esporte maranhense conta com um torneio especial em março. Se trata do Circuito Maranhense Hold’em de 2017. Realizado na capital do Maranhão, esse torneio de poker é disputado principalmente pelo Texas Hold’em, uma das variantes mais conhecidas nesse esporte.

Ter diversos eventos esportivos de alto nível no estado maranhense, que vão do futebol ao poker, é muito importante para o esporte crescer cada vez mais. Com o Sampaio Correa no basquete e no futebol, eles podem fazer história em âmbito nacional neste ano.