Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Esporte Amador MaranhenseNoticia em DestaquePlantão de Noticias

Com apoio do governo, Cedemac é campeão geral do 1° Desafio Paralímpico

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), o Centro Desportivo Maranhense de Cegos (Cedemac) foi o grande campeão do 1º Desafio Paralímpico Pará x Maranhão que aconteceu no último final de semana, 21 e 22 de abril, na cidade de Parauapebas, estado do Pará. 

O campeonato reuniu mais de 150 atletas paralímpicos das cidades de Belém, São Luís, Imperatriz e Parauapebas, nos dois dias de disputa, no Ginásio Poliesportivo da cidade paraense. As equipes disputaram nas modalidades: Judô, Goalball, e Futebol de 5. 

Na estreia do futebol de 5 os maranhenses venceram a equipe  Acepa por 6 a 0. Na segunda partida também saíram em vantagem com o placar de 3 a 0 na disputa Cedemac x CFCP. No último dia de competição a equipe do Maranhão venceu o Escema por 3 a 1. O artilheiro do campeonato foi Jardiel do CEDEMAC com 11 gols.
“Nosso segundo jogo foi muito difícil contra uma equipe bem montada e com ex-jogador da Seleção Brasileira. Mas conseguimos nos sair bem em todos os jogos e estamos felizes com o Cedemac sendo campeão invicto”, disse Allan Félix – treinador da equipe maranhense. 

O Cedemac foi campeão também no Goalball masculino e segundo lugar no feminino. No judô ficaram com o segundo e terceiro lugar. O resultado final do campeonato a equipe maranhense ficou como campeã geral do Desafio Pará x Maranhão. 

O Esporte Paralímpico

O esporte paralímpico surgiu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições das quais participariam veteranos da ll Guerra Mundial com lesões medulares. O esporte foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física desses pacientes.

Ao longo dos anos, o movimento paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitudes, garra, força, esperança, confiança, fé e principalmente perseverança fizeram com que os Jogos Paralímpicos se transformassem no segundo maior evento do mundo.