Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Com apoio do governo, atletas maranhenses de karatê e jiu-jítsu participam de campeonatos fora do estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), apoia duas delegações de atletas maranhenses, uma de karatê, que participa do Campeonato Pan-americano de Karatê Shotokan de 20 a 23 de julho em Vitória – ES, e a outra de jiu-jítsu para o Campeonato Mundial, de 4 a 9 de julho, em São Paulo. 

A delegação de karatê é formada por seis atletas da Federação de Karatê Shotokan do Estado do Maranhão (Fekasema), presidida por Eraldo Cardoso. Os atletas que vão ao campeonato possuem expressivos resultados em nível nacional. 

“Quando a gente soube do campeonato já tínhamos certeza de quantas pessoas iam. Estamos três meses treinando focados nessa competição. Nossa expectativa é muito boa, pois quase todos os atletas que irão já tiveram bons resultados em campeonatos brasileiros; vamos representar bem o Maranhão. Tem a Garance que é campeã brasileira de karatê shotokan e eu fui várias vezes vice-campeão”, disse diretor técnico da federação, Marco Aurélio. 

Para a atleta Garance Lobato Demousseau, que pratica karatê shotoka há três anos, campeã brasileira da categoria, o apoio do Governo do Estado significa reconhecer o esforço do atleta maranhense. 

“Minha expectativa para o campeonato panamericano é muito grande, pois treino cinco dias por semana para representar bem o meu estado. Só tenho a agradecer à Sedel por nos proporcionar as passagens para o estado do Espírito Santo. Acredito que é muito importante para o atleta o reconhecimento de seu esforço por parte do seu estado e o incentivo que a Sedel está nos promovendo. Obrigada!”, agradeceu Garance. 

Já para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo, que acontece na capital São Paulo, a Sedel irá apoiar atletas maranhenses melhores ranqueados de acordo com critérios da Federação Maranhense de Jiu jitsu Profissional.O presidente da Federação Maranhense de Jiu-Jítsu, Wellyton Meneses, disse que a Sedel sempre foi parceira da comunidade do jiu-jítsu. “A Sedel nunca deixou de receber a comunidade do jiu-jítsu e muito menos deixou de ajudar com o que estava ao seu alcance. Somos gratos pelos feitos ao esporte maranhense e em especial ao jiu-jitsu.”, disse. 

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, disse que o governo tem investido em apoio às federações. “O Governo do Maranhão tem investido no apoio às federações em competições locais, nacionais e mundiais. Queremos que todos os atletas, não só da modalidade jiu-jítsu, possam levar a bandeira do nosso Maranhão”,  disse.