Noticia em Destaque

Braide participa de cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares Ludovicenses 2023

Após quase dois meses de competições, os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023 foram encerrados na noite de quarta-feira (21), na casa de eventos Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza. Com a presença do prefeito Eduardo Braide, a solenidade reuniu autoridades, alunos e professores das escolas participantes.

“O esporte transforma vidas. É muito importante que a gente possa ter momentos como este na nossa cidade e para nós é uma felicidade estar aqui com vocês encerrando esta competição que marcará a vida de muita gente. Os Jogos Escolares Ludovicenses reuniram mais de dois mil atletas e mais de 100 escolas participantes. Mas a nossa intenção é que ano que vem a gente possa ampliar ainda mais esses números. Para isto, estamos entregando diversas quadras e ginásios municipais para que possamos ter no ano que vem ainda mais espaços para as disputas”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

A competição, que é a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), reuniu escolas das redes públicas municipal, estadual, federal e privada. Com o tema “Esporte Educacional Unido Pela Paz”, as competições foram realizadas entre os dias 6 de maio e 17 de junho, sempre aos fins de semana, para preservar a rotina escolar dos participantes.

O secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Romário Barros, destacou o êxito da competição este ano. “O prefeito Eduardo Braide acredita no esporte. Esta competição fomenta o esporte escolar na perspectiva da construção da cidadania e na formação por meio dos valores sólidos. Os JELs favorecem o fortalecimento do desporto escolar como via de formação de cidadãos, não só para atletas de alto rendimento, mas para a vida”, destacou o titular da Semdel.

Ao todo, participaram do evento esportivo 165 equipes, sendo 54 femininas e 111 masculinas, com atletas com idades entre 12 e 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto). Durante o JELs foram disputadas as modalidades coletivas handebol, basquete, vôlei e futsal. Já as modalidades individuais foram atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Por não terem concorrência, os atletas inscritos em badminton, ciclismo, wrestling, karatê e taekwondo passaram direto para a etapa metropolitana dos JEMs.

Além destas, este ano, as modalidades paralímpicas foram ampliadas, com a participação de atletas disputando o futsal intelectual, handebol, natação e o atletismo integrado. Em 2022, as modalidades incluídas na competição eram somente o atletismo adaptado e a natação.

“Este é um momento de confraternizar, de reconhecer os representantes de São Luís nos Jogos Escolares Maranhenses. O desporto escolar é uma ferramenta poderosa, que vai além do entretenimento e da atividade física, pois é capaz de desenvolver habilidades socioemocionais. Ao participarem dos JELs nossos jovens aprendem a lidar com desafios, trabalhar em equipe e estabelecer metas pessoais. Agradeço a todos, aos atletas, pais, familiares e aos parceiros entre os quais o prefeito Eduardo Braide e o secretário Romário Barros”, destacou o presidente da Federação Maranhense de Desportos Escolares, Hamilton Ferro.

Também participaram do evento a vice-prefeita Esmênia Miranda; a secretária Caroline Marques Salgado (Semed); Karla Lima (Semmam); presidente do Ipam, Manuella Oliveira; secretário adjunto da Semdel, Arnaldo Murad; Márcio Alves, representando o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes; e Cléber Verde Filho, que na ocasião representou o deputado federal Cléber Verde.

Solenidade

A solenidade de encerramento iniciou com a apresentação da dupla Clarice e Dijé, do Pão com Ovo, seguido de um vídeo sobre esta edição dos jogos. No espaço, os participantes puderam tirar fotos e fazer vídeos em 360º, além de registrar o momento em imagens com diversos adereços lúdicos. Uma dupla de mímicos também divertiu os presentes com diversas brincadeiras e truques de mágica. 

Um dos momentos mais esperados da noite foi a premiação dos campeões dos Jogos Escolares Ludovicenses 2023. Assim, os atletas e times receberam troféus, símbolos do esforço e da conquista de cada um.

Raíssa Silva, aluna da Unidade de Educação Básica Rivanda Berenice, foi campeã no atletismo e recebeu três medalhas. “Eu me sinto muito confiante, especial. É muito gratificante porque nos esforçamos muito nos treinos e, por conta da minha dedicação, esperava ser campeã por todo o esforço. Se Deus quiser, vou conseguir passar pelas próximas fases”, disse a atleta se referindo às competições dos Jogos Escolares Maranhenses e Brasileiros.

O professor de Raíssa Silva, Márcio Miguém, estava exultante com as premiações conquistadas pela escola Rivanda Berenice. “É uma sensação de dever cumprido e realização de um ano inteiro de trabalho, mas isso é só a primeira etapa, a municipal, agora vem as outras. Vamos treinar nas férias para alcançarmos bons resultados nas demais competições”, observou o professor.

Para finalizar a noite, o cantor Pepê Jr animou os presentes com o show “Bumbauê”, com repertório junino maranhense.