Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Badminton é a nova modalidade de esporte praticada por adolescentes da Funac

Uma atividade diferente para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Eles participaram da oficina de badminton com o professor que é referência na modalidade aqui em São Luís, Jorge Carueira. A atividade aconteceu na quadra Poliesportiva da Escola Integral Prof.ª Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha, em São Luís.

De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, atividades como essas trazem uma melhor compreensão da modalidade. “Durante a oficina eles conseguem vivenciar na prática e interagir com os demais socioeducandos. Nas atividades esportivas sempre são trabalhados valores importantes como respeito, amizade, companheirismo, que ajudarão na sua formação como cidadãos e na sua reinserção na sociedade”, afirma.

O professor de badminton que conduziu a oficina, Jorge Carueira apresentou aos socioeducandos as regras da modalidade e também explicou sobre a origem do esporte. “O Badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo”, disse, lembrando que a modalidade é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. “Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física”, comenta.

O professor de Educação Física, Thaylan Sousa ressaltou a importância do esporte para os socioeducandos. “O badminton é uma modalidade de fácil aprendizagem e muito popular no mundo inteiro, mas infelizmente pouco difundida aqui no Brasil. Apresentar essa modalidade aos nossos socioeducandos é uma oportunidade de ampliar ainda mais o leque de conhecimento dos nossos adolescentes no que diz respeito ao mundo do esporte e oportunizar aos mesmos o acesso a mais uma prática esportiva que pode agregar valores à vida pessoal deles”, ressalta. 

O adolescente falou da importância de participar da oficina de badminton, um esporte que vem conquistando praticantes de todas as idades. “É muito gratificante receber essa oportunidade, de adquirir mais conhecimento sobre essa nova modalidade e de conhecer técnicas do badminton que é um esporte que trabalha força, habilidade, agilidade, flexibilidade, coordenação motora e trabalho em equipe, que é o mais importante”, destaca o socioeducando.

A atividade integra o Projeto Funac em Movimento. É uma ação do planejamento no eixo esporte, cultura e lazer dos Centros Socioeducativos de Internação de São José de Ribamar e Sítio Nova Vida. A oficina foi acompanhada pelos professores de Educação Física dos respectivos Centros, Thaylan Sousa e Igor Pereira, da equipe de Esporte e Lazer da Fundação.

Badminton

O esporte Badminton surgiu na Índia no século XIX com o nome de Poona, e foi levado para Europa por oficiais ingleses a serviço naquele país. Na década de 1870 passou a ser chamado pelo nome da propriedade onde teria sido praticado pela primeira vez na Inglaterra, a Badminton House.

Em 1992, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu a importância da modalidade, que estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton.