Abertura do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf marca o fim de semana

Nesse fim de semana, teve início o 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf, com a realização das duas primeiras etapas. O evento teve a participação de 105 atletas que realizaram duas provas de Downwind (corrida a favor do vento) e três  Regatas Bidirecionais (corrida em circuito, contra e a favor do vento), deixando a orla de São Luís mais espetacular. “Apesar de a maré estar alta durante as provas, não tivemos nenhum tipo de problema, foi tudo muito bonito!”, destacou o diretor executivo da Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), José Augusto.

Quem também ficou encantada com a competição foi dona Carminha, mãe do atleta Murilo que participa do Estadual. “Passei o fim de semana vendo esse esporte que é bem radical e bonito também. Eu nunca pratiquei, mas fico feliz por ver meu filho fazendo o que gosta. Ele adora essas aventuras. E estou adorando o campeonato, vendo essa garotada se divertindo com um esporte tão saudável”, declara dona Carminha.

Murilo começou a praticar o kite há quatro anos por influência dos amigos e afirma que sua vida mudou com o esporte. “Nem saio mais na sexta à noite pra festa, prefiro ficar em casa e descansar para passar o fim de semana na praia curtindo o kitesurf”, afirma o atleta.

E tinha muita gente na Litorânea, vendo o desempenho dos competidores.  O português José Pinto, que mora em São Luís há três anos, gosta muito de ver o kite e não dispensou elogios ao esporte e às belezas da capital maranhense.

“Esse esporte é fantástico! Eu faço stand up paddle (SUP) e estou querendo aprender kitesurf também. Além do mar, São Luís me encanta, pois tem uma temperatura incrível e uma natureza inigualável. É uma cidade fora de série, uma coisa maravilhosa. Sempre digo que é um SPA ao ar livre. Deixei tudo para vir morar aqui, foi uma opção de vida, pois não se paga pra ter tudo isso. Só me resta dizer: ‘Obrigado meu Deus, por esta cidade!’”, declara José Pinto.

O gaúcho Samer Albernaz, que trabalha no Maranhão há dois anos e também pratica o SUP, é outro deslumbrado com São Luís é com o kirtesurf. “O que mais me encanta em São Luís, é essa relação com o esporte, pois o pessoal pratica muito bem. E esse contato com água é maravilhoso, acabou me despertando. Agora, comecei a fazer aula de kitesurf, não tem como estar aqui em São Luís e não ter essa facilidade de praticar um esporte. A cidade acaba te envolvendo”, afirma o gaúcho.

E, até dezembro, muita gente vai poder se deslumbrar com o melhor do kitesurf na ilha. Nos dias 12 e 13 de novembro, desta vez pela manhã, serão realizadas as etapas três e quatro do 5º Campeonato Maranhense. E, nos dias 3 e 4 de dezembro, o campeonato encerra-se com as etapas cinco e seis, onde os 10 primeiros colocados de cada categoria vão fazer um Regata de longa distância, consagrando assim o rei e a rainha da praia! O campeão dos campeões e a campeã das campeãs!

Bruno Lobo é um dos favoritos à conquista do campeonato. O atleta, que pratica kitesurf há seis anos, e está em primeiro lugar na categoria até 24 anos do Estadual.

 “Eu comecei a praticar kite por causa do meu pai, que já fazia o esporte e eu ficava acompanhando ele, por isso, acabei gostando. Depois de treinar bastante, decidi participar de provas locais aqui em São Luís. Como tive bons resultados, fui tomando gosto e treinando de forma mais intensa, até participar de provas nacionais. E, neste campeonato, vou tentar manter o ritmo para terminar em 1º lugar”, afirma.

Atualmente, Bruno Lobo é tetracampeão maranhense e duas vezes vice-campeão brasileiro. Ele já competiu o Mundial de kite ficando em 16º lugar, sendo o melhor do Brasil na competição. Agora, o maranhense está se preparando para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em dezembro deste ano, em Pernambuco.

“O esporte pra mim é saúde é diversão, eu faço o kite com muito prazer, pois estou sempre entre amigos e com minha família. Estou me preparando para o brasileiro e, também, tenho o sonho de competir as olimpíadas, porque talvez o kite entre nos jogos de 2020”, ressalta Bruno Lobo.

Evento de sucesso

Sucesso é a marca registrada de todas as edições anteriores do Campeonato Maranhense de Kitesurf, o qual sempre trouxe envolvimento de instituições públicas e privadas ganhando visibilidade para a realização de projetos cada vez maiores a fim de atender a um maior e fiel público. E o evento só é possível com a parceira da Avema e seus apoiadores e patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Ambev, Subway, Uv. Line, Berg, Delman, Telao Mix, Centro Elétrico, Corretora Nicolette, Safecare, Okp e todos os atletas e os profissionais do KiteSurf da ilha!

Sobre o esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.