A Importância Das Vitaminas no Crescimento Das Crianças

O organismo do ser humano precisa muito das vitaminas, para poder funcionar corretamente.

Dessa forma, ele será capaz de exercer funções essenciais como, por exemplo, aumentar a resistência dos dentes e ossos, cicatrizar melhor os ferimentos, aumentar a resistência, ajudar na formação de tecidos, entre diversas outras.

Elas devem ser consumidas por todas as pessoas, especialmente pelas crianças, pois é quando a formação do sistema imunológico está apenas começando. E uma boa parte dos nutrientes vem por meio do consumo de verduras, frutas e legumes.

Porém, todo pai sabe que pode ser um pouco difícil fazer seus filhos comerem esse tipo de alimento. Mas vale a pena insistir, ao máximo, para que eles consumam essas vitaminas.

Enfim, conheça abaixo antes de ver qual é a melhor vitamina para comprar, veja quais são as suas funções no organismo, e onde podemos encontrá-las.

Vitamina D

Serve para aumentar a imunidade do corpo, reduzir o risco de diabetes, obesidade, inflamação e ajuda a manter a saúde dos ossos. Durante a infância, elas ajudam até mesmo a crescer, além de diminuir o risco de fraturas na vida adulta.

Uma das maneiras mais fáceis de consumir essa vitamina, é ficar exposto ao sol por, no máximo, 20 minutos por dia. Cogumelos, salmão e atum são alguns dos alimentos que também contém esse importante nutriente.

Vitamina C

Algumas de suas funções são ajudar a absorver ferro dos alimentos, combater bactérias e vírus que podem se instalar no corpo humano, auxiliar na cicatrização de ferimentos, além de contribuir para a redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos. E muito mais.

Pode ser encontrada no brócolis, na goiaba vermelha, no pimentão, no repolho e no caju. Uma boa alternativa para dar a seus filhos, é fazer um delicioso suco, com bastante gelo e sem açúcar.

Vitamina A

A Vitamina A é uma das que mais está em falta nas crianças ao redor do mundo. Para garantir que os seus filhos também não fiquem sem, consumam gemas de ovo, leite integral, queijo, manteiga, cenoura e vísceras de animais, como o fígado, por exemplo.

Sua função é ajudar no crescimento, contribuir para formar os dentes, melhorar a visão e auxiliar na formação de colágeno na pele.

Vitamina K

Pode ser dividida em três tipos:

· K1: ativa a coagulação do sangue, e pode ser encontrada na mostarda, no brócolis, na acelga, no alface, na couve, no agrião e no espinafre;

· K2: ajuda a formar os ossos e na manutenção dos vasos sanguíneos. Podemos encontrá-la nos mesmos vegetais da K1, além do fígado bovino;

· K3: só é produzida em laboratório.

Vitamina B2

Favorece o crescimento, ajuda a proteger o sistema nervoso e a visão, além de aumentar o processo de produção do sangue. Esses são apenas alguns dos benefícios da vitamina B2.

Pode ser encontrada em vários alimentos, tais como ovos, frutos do mar, leite e carne, que são mais fáceis de serem consumidos pelos baixinhos.

Ela ainda está presente no brócolis, na soja, no espinafre, no agrião, no repolho e nas sementes de girassol também.

Vitamina B12

Ajuda a manter a cognição no sistema nervoso central, e diminui o risco de degeneração das células do corpo.

A falta dela pode gerar anemia, dores de cabeça, fraqueza nos músculos, indigestão e problemas na formação do sangue.

Alguns dos alimentos que são ricos em B12 são carnes, peixes, laticínios e ovos.

Então, agora que você já sabe todas as vantagens que as vitaminas trazem para as crianças, não deixe de fornecê-las para seus filhos, pois elas são fundamentais, além de sempre estar motivando eles a praticarem esportes e uma alimentação saudável, principalmente para quem ainda está na fase de crescimento.