Meeting Loterias Caixa de São Luís será estreia em casa para velocista campeã sub-20
Joelia Barros vai disputar as provas dos 100m e dos 400m para atletas com baixa visão em evento organizado pelo CPB na capital maranhense neste sábado, 25
A etapa de São Luís do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2026 será realizada neste sábado, 25, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá 122 atletas para provas de pista e campo a partir das 8h (horário de Brasília).
Em cada etapa do Meeting acontecem tanto provas válidas para o alto rendimento como também para atletas em desenvolvimento, divididos por faixa etária – a partir da categoria sub-11. As marcas obtidas em todas as categorias são válidas para os respectivos rankings brasileiros, utilizados como critério de classificação para etapas nacionais de competições organizadas pelo CPB, como as Paralimpíadas Escolares e as Paralimpíadas Universitárias.
O evento oferecerá à maranhense Joelia Barros, 18, a primeira oportunidade de competir em seu Estado natal. A corredora, que tem catarata congênita, vai correr as provas dos 100m e 400m para a classe T13 (baixa visão).
Nascida em Paulino Neves, a jovem se mudou para João Pessoa (PB) em 2022 para morar junto com uma de suas três irmãs.
Lá, naquele mesmo ano, descobriu o esporte paralímpico no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Experimentou o goalball, mas se encontrou mesmo no atletismo. “Eu não era uma pessoa ativa fisicamente. Mas logo já fui participando de competições e gostei muito de tudo isso, do ambiente e das pessoas que fazem parte do esporte”, contou.
Desde então, a atleta já obteve algumas conquistas nacionais, como a prata nos 400m e o bronze nos 100m da classe T13 (baixa visão) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de 2024, e o ouro nos 100m no Brasileiro de Jovens de 2025, ambos em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Em 2026, Joelia decidiu voltar para o Maranhão, agora para morar com a família em São Luís. No Estado, começou a treinar com um novo técnico, José Ribamar Ribeiro, e espera testar seu desempenho após as mudanças no Meeting.
“Pretendo fazer bons resultados para me classificar novamente para o Campeonato Brasileiro. Como mais um incentivo para eu correr bem, meu pai vai me ver competir pela primeira vez junto com duas irmãs que moram aqui em São Luís”, afirmou.
A atleta disse que quer seguir se desenvolvendo no esporte para se destacar nacional e internacionalmente. “Pretendo me dedicar para ser uma atleta de alto nível, almejando competições em nível internacional. Ano passado, treinei com a Seleção de base. Foi uma experiência muito boa e quero retornar em próximas convocações”, disse.
A temporada de 2026 do Meeting Paralímpico Loterias Caixa começou no dia 11 de abril, com etapas em Belém (PA) e Rio Branco (AC). O evento irá percorrer todas as demais Unidades Federativas brasileiras neste ano, com a última etapa prevista para 6 a 8 de agosto em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
