Plantão de Noticias

Bruno Lobo destaca aprendizado após participação na Semana Olímpica Francesa

Kitesurfista número 1 do Brasil, o maranhense Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, participou da Semana Olímpica Francesa, entre os dias 22 e 29 de abril, em Hyères, na França. Em fase de preparação para a disputa da tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos, Bruno teve algumas dificuldades nas regatas na Semana Olímpica e não conseguiu avançar para a fase final da competição em águas francesas, mas valorizou o aprendizado para a sequência da temporada.

Logo nos primeiros dias de Semana Olímpica Francesa, Bruno Lobo teve que lidar com fortes ventos em Hyères, que atrapalharam o seu desempenho e fizeram com que o número de regatas da competição fosse reduzido. Além disso, o kitesurfista maranhense se feriu e teve o equipamento danificado após outro competidor se jogar em sua direção durante uma regata. Bruno ainda garantiu uma vitória e uma terceira colocação nas regatas seguintes da Semana Olímpica, entretanto, esses resultados não foram suficientes para avançar à flotilha de ouro, que reuniu os 25 atletas de melhor campanha no evento.

“Foi uma competição com alguns dias complicados, de poucas regatas por causa das rajadas fortes de vento. No meio dessa condição extrema, ainda tive esse acidente nos primeiros dias, as linhas feriram meu rosto, poderia ter sido muito mais grave, mas, graças a Deus, tive esse livramento. Isso me prejudicou muito durante a competição, não pude me classificar para a flotilha de ouro, mas faz parte, segue o aprendizado, dias ruins também fazem parte do nosso esporte e de qualquer atleta. Agora é voltar para casa, continuar treinando e pensar na próxima competição. Vou voltar com tudo e fazer uma boa preparação para representar o Maranhão e o Brasil da melhor forma possível”, afirmou Bruno Lobo, que terá pela frente o Evento Teste dos Jogos Olímpicos entre os dias 7 e 16 de julho, em Marselha, na França.

Foco em Paris 2024

Antes da Semana Olímpica Francesa, Bruno Lobo teve um grande desempenho na 52ª edição do Troféu Princesa Sofia, um dos eventos mais tradicionais da vela, que foi realizado entre os dias 4 e 8 de abril, em Palma de Mallorca, na Espanha. O atleta maranhense foi o melhor kitesurfista das Américas, ficou em sétimo lugar entre os países e também garantiu a 11ª posição na classificação geral da competição, que contou com a participação dos 115 melhores kitesurfistas do mundo.

A temporada de 2023 é a mais importante da carreira de Bruno Lobo, que terá duas oportunidades para carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. O primeiro seletivo olímpico para o kitesurfista número 1 do Brasil será o Campeonato Mundial de Vela, entre os dias 10 e 20 de agosto, na cidade de Haia, na Holanda.

Depois do Campeonato Mundial, Bruno Lobo ainda terá outro evento classificatório para os Jogos Olímpicos pela frente. Entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro, o kitesurfista maranhense vai competir nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. O Pan traz ótimas recordações para Bruno, que teve um desempenho histórico e faturou a medalha de ouro na competição de 2019, em Lima, no Peru.

Conquistas em 2022

Antes de se destacar no Troféu Princesa Sofia, Bruno Lobo fez história em duas competições disputadas em novembro, em São Luís. O kitesurfista maranhense faturou pela terceira vez o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite e garantiu o sexto título brasileiro de Fórmula Kite, mostrando mais uma vez porque é um dos principais nomes da modalidade no continente.

Também em 2022, Bruno Lobo foi campeão da Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e disputada em Ilhabela-SP, com vitórias em todas as 13 regatas da competição, garantiu a 18ª colocação e foi o melhor das Américas no Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, ficou com a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza, e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.

No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas. O maranhense também garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França.

Referência no Brasil e nas Américas

Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Hexacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, tricampeão das Américas (2020-2021-2022), octacampeão maranhense, entre outros.

“Só tenho a agradecer aos patrocínios do Grupo Audiolar, do governo do Estado, do Bolsa Atleta federal e da Revista Kitley por estarem ao meu lado nesse sonho de representar o Maranhão e o Brasil nas Olimpíadas de Paris. A cada competição, buscamos evoluir para conquistar a vaga olímpica. Muito obrigado pelo apoio e incentivo”, concluiu Bruno Lobo.