Noticia em DestaquePlantão de Noticias

6º Campeonato Maranhense de Kitesurf começa neste fim de semana

SÃO LUÍS –Um dos eventos esportivos mais esperados do ano, finalmente chegou! Neste fim de semana, começa a 6ª edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. A primeira etapa da competição acontece neste sábado (21) e domingo (22), onde mais de 100 atletas vão deixar a orla da capital maranhense mais colorida e exuberante.As demais etapas do evento ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

O megaevento esportivo, que é produzido e promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), contará com disputas de quatro downwinds, cerca de 12 regatas do grupo masculinoe oito regatas do grupo feminino, o que deixará a competição mais empolgante.

E esse evento incrível só é possível com a organização da AVEMA e apoio dos patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Mateus Supermercados, Uv. Line, Shopping da Ilha, Farmárcia de Manipulação Botica, e Okp. Além da colaboração de todos os atletas e profissionais do Kitesurf da Ilha!

Segundo os organizadores do Campeonato, todos os anos há inovações no evento e, desta vez, a novidade na competição é o Twin Tip Race, do qual participarão apenas os 10 melhores colocados de cada categoria. O TTRace é um slalom com obstáculos, modalidade incluída nos jogos mundiais da Juventude.

Outra novidade é o número limitado de atletas: 114! Sendo que apenas os 10 melhores das 5 categorias irão participar da Golden Race, a maratona que definirá o Rei e a Rainha da praia.

Para participar do 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf basta se inscrever pelo site: . As inscrições poderão ser feitas até às 16h desta sexta-feira (20)  ou até completar o número total de vagas.            

          

O esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.

Sobre as modalidades do kitesurf

A Downwind é uma corrida a favor do vento, com largada na praia do Olho d’-Água, na OKP, em direção à praia de São Marcos, como portal de chegada em frente à barraca Milhas. Já a Regata Bidirecional é a corrida em circuito, contra e a favor do vento.

Segurança nas competições

Em todas as edições do Campeonato Maranhense de Kitesurf, a AVEMA sempre busca promover a segurança dos competidores. Neste ano, o evento vai contar mais uma vez com a presença do Corpo de Bombeiros,para garantir a segurança dos atletas.Além disso, todas as largadas e chegadas das regatas serão embarcadas e será obrigatório o uso do colete e do leash de segurança das pipas.

Outra novidade, é quea competição terá a mesma comissão de regata do Campeonato Brasileiro. As largadas das regatas serão sinalizadas com as bandeiras oficiais das competições nacionais, para profissionalizar os atletas. Desse modo, os competidores ficarão aptos a participarem de eventos nacionais, tendo conhecimento sobre o procedimento correto a ser seguido. Haverá, ainda, boias profissionais para as regatas, no estilo piramidal.

Veja a programação completa do Campeonato

Dia 21/10 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10h na OKP (Olho D´Água)

DW largada na OKP echegada na barraca Milhas na Litorânea!

 

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

 

Dia 22/10 – Domingo

Atletas à disposição da comissão de Regata às 10:00na OKP

DW largada na OKP (Olho D´Água), chegada na barraca Milhas na Litorânea!

 

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

 

Dia 25/11 – Sábado

Atletas à disposição da comissão de Regata às 13h OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

 

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14:30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

 

Dia 26/11 – Domingo

Atletas a disposição da comissão de Regata às 13h na OKP (Olho D´Água)

DW OKP x Milhas

 

Regata bidirecional

Aproximadamente às 14h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

 

Dia 09/12 – Sábado

TwinTipRace – TTR

Slalom bidirecional com obstáculos!

 

OKP

Atletas à disposição da comissão de Regata às 11h na OKP!

Sorteio das baterias com os cabeças de chave.

(cabeças de chave = os que estiverem em 1º lugar de suas categorias)

 

Dia 10/12 – Domingo

 

Golden Race

Atletas à disposição da comissão de Regata às 12h na OKP (Olho D´Água).

– Feminino saída da OKP até a Praia do Meio.

– Masculino até a Toca do trovão!

 

Nesta edição do campeonato maranhense, haverá um quadro de aviso oficial das competições, sendo que os resultados serão divulgados cerca de 1 hora depois das provas concluídas. O quadro de avisos estará fixado na Barraca Milhas.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: .