4 esportes ideais para se praticar no verão

Estamos muito próximos do verão e, com a estação, também vêm os dias mais quentes do ano. Esse é o momento ideal para aproveitar o clima de férias e praticar alguns esportes, pois manter uma rotina fisicamente ativa é um dos pilares de uma boa saúde. Seja na praia ou em qualquer espaço ao ar livre, essas atividades físicas são indicadas para todos os públicos.

Confira uma lista dos melhores esportes para se praticar no verão e algumas dicas de como fazer atividades físicas com segurança:

Vôlei

Seja na praia ou na quadra, o vôlei é um esporte bem acessível e a oportunidade perfeita para reforçar os laços com a família e os amigos. A modalidade exige movimentos dinâmicos de todo o corpo, incluindo saltos, agachamentos e reflexos rápidos. Por isso, diversos grupos musculares são estimulados, trazendo benefícios para o corpo inteiro.

Quem optar por praticar na praia ainda terá um desafio adicional, já que a areia é um terreno mais pesado e exige mais dos membros inferiores para realizar os movimentos.

Natação

Os esportes aquáticos são uma das melhores alternativas durante o verão, pois além dos benefícios físicos, também ajudam a refrescar nos dias quentes. A modalidade melhora a força muscular, a postura e a flexibilidade do corpo, além de ser excelente para se queimar calorias.

Enquanto pode ser mais complicado nadar em praias, a natação acaba sendo mais aproveitada em piscinas, sendo um esporte de fácil acesso na cidade grande.

Beach tennis

O beach tennis é a nova tendência do momento, misturando elementos do vôlei com o tênis. Como o nome entrega, ele é praticado exclusivamente em praias, com uma rede de vôlei separando duas equipes; o objetivo é rebater a bola com uma raquete, forçando-a a cair no campo adversário.

Apesar de ser uma modalidade exclusiva para terrenos de areia, o beach tennis também pode ser praticado na cidade grande, em quadras de areia.

Praticando com segurança

Devido ao calor do verão, é essencial se atentar a alguns detalhes para evitar complicações com a saúde. O primeiro é com respeito à hidratação, sendo indispensável beber bastante água diariamente para repor o líquido perdido pela transpiração. Outra forma de se hidratar é tomar isotônicos, visando repor os sais minerais. 

Utilize roupas leves e confortáveis na hora dos exercícios e procure manter uma alimentação balanceada. No calor, é comum que as pessoas sintam menos vontade de comer. Portanto, utilizar suplementos como whey protein para repor as proteínas e carboidratos é uma boa forma de manter a carga nutricional em dia.