Funac e Sedel planejam ações de esporte e lazer nos centros socioeducativos

Com o objetivo de dar continuidade as ações de esporte e lazer nos centros socioeducativos, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), representada pela diretora Técnica da Fundação, Lúcia Diniz e sua equipe, reuniu, na segunda-feira (20), com o secretário adjunto de Esporte Educacional, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Antonio Azevedo Neto e equipe. 

O foco da reunião foi garantir a intersetorialidade no atendimento socioeducativo, através do planejamento em conjunto, envolvendo as áreas de esporte e lazer, e que propicie a troca de experiência entre as instituições, a partir da experiência exitosa com a oficina de lazer, realizada em janeiro. 

“Estamos cheios de esperança com a perspectiva de oportunizar, de forma sistemática e intersetorial com a Sedel, as práticas esportivas nas unidades de socioeducação, porque desenvolvem hábitos saudáveis como disciplina, respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética, dentre outros aspectos, pontos importantes que contribuem no processo socioeducativo dos adolescentes”, destacou Lúcia Diniz.

Antonio Azevedo Neto afirmou que a reunião foi um grande passo para fortalecer a parceria e trocar experiência entre Funac e a Sedel. “Queremos que as nossas políticas de esporte e lazer cheguem aos adolescentes e jovens privados de liberdade, pois nós sabemos o quanto essas práticas são importantes na vida do cidadão”, ressaltou.

Os gestores também compartilharam informações sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, na elaboração de projetos sociais que possam ser contemplados. Entre os encaminhamentos da reunião, foi programado, para as próximas semanas, a realização de um levantamento das unidades que possuem quadras e suas especificações para a prática de esporte, do número de educadores físico e oficineiros dos centros, caracterização do público atendido pela Funac (faixa etária, número por unidade, tempo médio de permanência em cada unidade) e as visitas nas unidades da Região Metropolitana de São Luís. As informações vão subsidiar o Planejamento das Ações para 2020, na próxima reunião do dia 6 de fevereiro, no Ginásio Costa Rodrigues. 

Participaram também da reunião pela Funac a coordenadora regional dos Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes; e a assistente social da Diretoria Técnica, Marilda Cerqueira. Pela Sedel, a chefe de Gabinete, Gardênia Garrido; o superintendente de Programas Especiais, Ronaldo Baldez; e o chefe do Departamento de Lazer, Gigi Moreira.