Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Wilson Alves vence Leão e sagra-se campeão da 1ª Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds

O atleta da Federação de Sinuca e Bilhar da Bahia (FSBA), Wilson Alves, venceu por 6 a 3 o pernambucano Leão na final da 1ª Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds, ontem (20), no Praiamar Hotel, em São Luís (MA). Em terceiro, ficou Laurentino (SP) e em quarto lugar, Jairzinho (SP), seguido do 5º colocado Franklin (SP), 6º Feitosa (SP), 7º Ratinho (SP), 8º Inocêncio (PE), 9º David (RN), 10º João Luís (GO), 11º Carioca (SP), 12º Alencar (SC), 13º Luís Martino (RJ), 14º Araújo (RN), 15º Amélio (CE) e 16º Roberto (SC).

O vice-presidente da CBBS e presidente da FBMS, Lourival Bogéa, recebeu do presidente da Federação de Sinuca do Rio Grande do Norte (FSRN), David Santos, a medalha de atleta revelação da competição. A Copa foi uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Natal Snooker e Praia Mar Hotel, com supervisão da Confederação Brasileira de Sinuca de Sinuca (CBBS) e apoio do Jornal Pequeno, AABB São Luís, Prefeitura de São Luís, Centro Elétrico e ServBus Transportes.

David Santos parabenizou a FMBS, organizadores e patrocinadores pelo sucesso da competição. “O Maranhão está sendo uma potência para a sinuca brasileira. Parabenizamos Lourival pelo desempenho nas competições nacionais e junto com sua equipe organizadora e patrocinadores pelo sucesso desta Copa”, disse Santos. O presidente da federação cearense, Jesus, também destacou que a sinuca brasileira está em alta e fez um reconhecimento do trabalho da federação e do início desta nova fase.

“A sinuca brasileira vive hoje uma ótima fase. Faço um reconhecimento ao apresentador Luciano do Vale, que em 1987 deu início a este novo momento de valorização e divulgação da sinuca profissional”. O atleta paulista e da CBBS, Sadala, também destacou o importante momento da sinuca brasileira e lembrou dos primeiros campeonatos nacionais organizados há 20 anos, pelo atleta Airton Marinho, em Volta Redonda (Rio de Janeiro). Sadala elogiou ainda o trabalho que vem sendo pela FMBS.

Em pronunciamento, Lourival Bogéa agradeceu ao Governo do Maranhão e Grupo Mateus pelo patrocínio da Copa e a todos os apoiadores, dirigentes nacionais, atletas, imprensa e o público. “A sinuca é um esporte fascinante. Tivemos aqui uma copa de altíssimo nível técnico. O Maranhão realiza estes grandes eventos por meio de uma Lei de Incentivo aos Esportes. Peço que falem com os deputados dos seus Estados para também criarem uma lei igual a essa”, observou o presidente da FMBS.

As semifinais foram disputadas entre Wilson Alves (BA), que venceu Jairzinho (RJ) por 5 a 2, e Leão (PE), vencedor da outra semifinal com Laurentino (SP) por 5 a 3. Nas quartas de finais, Wilson Alves (BA) venceu Ratinho (SP) por 5 a 4, Laurentino (SP) ganhou de Feitosa (SP) pelo placar de 5 a 4; Leão (PE) ganhou também pelo placar de 5 a 4 do paulista Franklin e Jairzinho (RJ) venceu por 5 a 1 o pernambucano Inocêncio.

Calendário Maranhão 2016 de Sinuca

A 1ª Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds abriu o calendário oficial da sinuca profissional no Maranhão, promovido pela FMBS. Estão previstos ainda neste ano a realização do Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca, no período de 4 a 6 de agosto; o Torneio Josilda Bogéa, o 15º Torneio Maranhão Piauí, a Copa Félix Pinto de Sinuca, o Torneio Jornal Pequeno 65 anos e no mês de novembro o Campeonato Brasileiro de Sinuca 2016. Lourival Bogéa anunciou para 2017 a realização da 2ª Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds, que também será realizada no Praiamar Hotel.

Premiação Geral da Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds 2016

Campeão: Wilson Alves (BA)

Vice-campeão: Leão (PE)

3º colocado: Laurentino (SP)

4º colocado: Jairzinho (SP)

5º colocado: Franklin (SP)

6º colocado: Feitosa (SP)

7º colocado: Ratinho (SP)

8º colocado: Inocêncio (PE)

9º colocado: David (RN)

10º colocado: João Luis (GO)

11º colocado: Carioca (SP)

12º colocado: Alencar (SC)r

13º colocado: Luis Martino (RJ)

14º colocado: Araújo (RN)

15º colocado: Amélio (CE)

16º colocado: Roberto (SC)