Maranhão Esportes|Esporte Maranhense

Vinicius Mota e Rafael Shimuk lançam UTV para buscar o tricampeonato no Rally dos Sertões

O piloto Vinicius Mota e o navegador Rafael Shimuk são os únicos representantes do Maranhão, na categoria UTV Turbo, na 24º Edição do Rally dos Sertões. Em 2012, foi o ano de estreia dessa modalidade no rally. A primeira participação dos maranhenses aconteceu em 2014, e logo de cara, levaram o título. Feito que se repetiu em 2015. Agora, piloto e navegador estão em contagem regressiva para buscar o tricampeonato.

“A expectativa é grande para um bom rally. Nessa reta final, só aumenta a vontade de subir, novamente, ao pódio pelo Maranhão. Com o apoio dos nossos patrocinadores, Governo do Maranhão, as Casas Sampaio e a Can -Am, alinhamos a estrutura do UTV, colocamos um jogo de rodas americano que é mais leve, além da aerodinâmica bem trabalhada. O UTV está seguro e pronto para andar em todo tipo de terreno”, diz Vinicius Mota.

A 24º edição dos Sertões será disputada de Goiânia (GO) até Palmas (TO), no período de 3 a 10 de setembro. No roteiro, os pilotos vão percorrer 3.143 quilômetros percorrendo 3 estados – Goiás, Bahia e Tocantins. Os três últimos dias de prova dos Sertões serão nas temidas areias do Deserto do Jalapão (TO).

“Os Sertões sempre é cheio de desafios. Mas a navegação nas areias do Jalapão vai exigir bastante habilidade dos pilotos e resistência dos veículos. Nesse trecho não temos ajuda dos mecânicos. É a etapa ‘Maratona’. Mas estou confiante no UTV e na minha parceria com o Vinicius. Essa amizade surgiu na infância, por isso nossa sintonia é afinada. Vamos em busca da vitória”, destaca Rafael Shimuk.

A dupla compete pela equipe Viluma Racing que tem o patrocínio do Governo do Maranhão e as Casas Sampaio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado e com o apoio Can-Am. Além do bicampeonato no Rally do Sertões, Vinicius e Rafael já conquistaram o Brasileiro de Rally Cross Country e o Rally Velho Chico, no ano passado.