UEMASUL classifica seis equipes para etapa estadual do JUMS
Com atuação brilhante nos Jogos Universitários Maranhenses 2023 – etapa regional Sul, realizada entre os dias 17 e 21 de maio, as equipes esportivas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) encerraram a participação com saldo mais que positivo, garantindo vaga na etapa estadual nas categorias masculina e feminina das modalidades handebol, futsal e vôlei.
A UEMASUL participou com 90 atletas competindo nas três modalidades coletivas. Das seis equipes, cinco foram campeãs. Apenas o futsal masculino ficou em segundo lugar. “Ano passado nosso time estava começando, era o início de uma etapa e nós não ganhamos nenhum set. Já este ano, nós viemos, demos a volta por cima, treinamos, batalhamos muito e conseguimos sair campeãs da etapa regional Sul”, ressaltou a atleta do time de vôlei, Samira Pereira.
As equipes mostraram garra, preparo técnico, equilíbrio e muito jogo em quadra. “Isso é resultado do esforço, talento e dedicação dos nossos acadêmicos; mas, também, dos investimentos que temos recebido no esporte aqui dentro da UEMASUL: um ginásio novo com estrutura de qualidade, equipamentos e condições de treinar”, afirmou o chefe de Divisão de Recreação e Desportos, professor Cleydson Ferreira Lopes.
A universidade vem fazendo história no esporte e se consagrando como a líder das competições na etapa regional Sul do JUMS. “É minha primeira vez participando do JUMS e graças a Deus conseguimos chegar no primeiro lugar. Somos as campeãs e vamos para São Luís e vamos trazer a mesma medalha para casa. Bora UEMASUL!”, exclamou comemorando a atleta do handebol Marília Brandão.
Em 2019, a UEMASUL participou com três times – futsal masculino, futsal feminino e vôlei masculino. Já em 2022, a universidade participou dos jogos nas modalidades judô, tênis de mesa e vôlei masculino e feminino, chegando à semifinal; e no e-games, conquistado o título de vice-campeã no Freefire.
“O aumento na quantidade de alunos competindo como representantes da UEMASUL é reflexo de incentivo, de infraestrutura, de apoio logístico e várias outras coisas, promovidas pela instituição; mas as vitórias conquistadas por eles são, sobretudo, um reflexo do talento dos nossos jovens e da dedicação de cada um. Somos muito gratos em sermos tão bem representados por essa juventude, que além de nos orgulhar com pesquisas e produção de conhecimento são também destaque nos esportes”, comentou a reitora Luciléa Lopes Gonçalves.
Organizada pela Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME), a competição contou com participação de seis Instituições de Ensino Superior: UEMASUL, Faculdade Coelho Neto, IFMA/São Raimundo das Mangabeiras, IFMA/Imperatriz, UFMA/Imperatriz e UFMA/Balsas. E pela primeira vez as competições foram realizadas no ginásio poliesportivo Professor Ezaias Pereira de Souza, da UEMASUL.